domingo, 18 de maio de 2014

Fenômeno El Niño poderá agravar, ainda mais, a estiagem no Estado do Ceará em 2015.

A quadra chuvosa, no Ceará, está acabando e a preocupação da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos - FUNCEME já está no cenário de 2015. "O fenômeno 'El Niño' dá sinais de que está se formando e pode agravar o quadro de estiagem no Estado," segundo o Presidente da Fundação, Eduardo Martins.
O El Niño é um fenômeno que se forma no Oceano Pacífico e causa alterações por um período de cerca de um ano na distribuição de temperatura da água, com efeitos no clima em diversos locais no planeta. "Se o cenário se confirmar, teremos mais um período de seca e é nisso que teremos de trabalhar, até para amenizar os efeitos no Estado", explica o Presidente Eduardo Martins.
"A quadra chuvosa começou no dia 1º de Fevereiro e, teoricamente, terminou ontem (17). Quando se compara o período de 2014 com 2013 e 2012 - ano em que a estiagem foi mais violenta -, percebe-se que houve uma melhora sutil no estado crítico no cenário do Ceará. Este foi o 3º ano consecutivo de seca aqui. Mesmo assim, não foi pior que 2012. O saldo desse período - que deveria ser chuvoso - foi que os reservatórios do Estado ficaram com apenas 28% de sua capacidade. Nós, ainda, temos 101 reservatórios abaixo de 30% da capacidade," afirma.
Representante do Ministério da Integração Nacional, José Machado, diz: "Um monitoramento mais amplo e freqüente é, ainda, um grande desafio a ser enfrentado pelos Estados do Nordeste, no que diz respeito à seca. O tripé ideal no combate aos efeitos da estiagem seria monitoramento, relatório e plano de preparação. O que queremos é o tempo real e contínuo desse monitoramento. Apesar dos efeitos áridos e devastadores da seca, o Ceará em termos de ações de enfrentamento à seca está à frente dos demais Estados do Nordeste."

0 comentários:

Postar um comentário