quarta-feira, 21 de maio de 2014

Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe prossegue até o próximo dia 30 de Maio.

A Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe termina dia 30 de Maio no Ceará. O alerta e o prazo para cumprimento da meta de vacinar 80% dos grupos prioritários estão em nota técnica feita pela Secretaria de Saúde do Estado - SESA.
O primeiro prazo definido pelo Ministério da Saúde para o alcance da meta foi 09 de Maio, mas como a maioria dos Municípios Brasileiros não atingiu prorrogou a Campanha Nacional de Vacinação da Influenza,  sem fixar data.
No início da manhã do dia 16, o Ceará tinha 951.480 pessoas vacinadas, o que representa 53,66% da meta dos grupos prioritários para a vacinação contra a gripe. Quem deve se vacinar são as crianças de 06 meses a menores de 05 anos, pessoas com 60 anos ou mais, pessoas com doenças crônicas, gestantes, puérperas até 45 após o parto, trabalhadores de saúde, povos indígenas e população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.
A transmissão dos vírus influenza ocorre por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar ou através das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz).
Entre os cuidados simples para prevenir a gripe, está a lavagem das mãos várias vezes ao dia, cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitar tocar o rosto e não compartilhar objetos de uso pessoal. Os sintomas da gripe são febre, tosse ou dor na garganta, além de dor de cabeça, dor muscular e nas articulações.
O agravamento pode ser identificado por falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastro-intestinais, dor muscular intensa e prostração.

0 comentários:

Postar um comentário