sábado, 10 de maio de 2014

Por determinação do Ministério Público Estadual a Prefeitura Municipal de Tejuçuoca cancela a realização da XIII TEJUBODE.

Atendendo a recomendação de Nº 20/2014 do Ministério Público Estadual - MPE, representado pelo Promotor da comarca vinculada de Tejuçuoca, Dr. Plínio Augusto de Almeida Pereira, emitida na última quinta-feira (08), que recomenda ao Prefeito Valmar Bernardo, para que se abstenha de promover a Feira de Ovinocaprinocultura denominada TEJUBODE.

O documento conclui que na atual situação de penúria por que passam os Municípios Cearenses e suas populações, em decorrência da prolongada estiagem que ocorre há pelo menos 03 anos (não estando Tejuçuoca alheia a esta situação), o poder público tem obrigação de privilegiar gastos com necessidades prementes, como água, educação, saúde e infraestrutura pública.

Dr. Plínio Augusto de Almeida Pereira considera, ainda, que gastos com a promoção de qualquer evento festivo, dadas as condições supramencionadas, é absolutamente irrazoável, despaltada de economicidade, moralidade e probidade. O Ministério Público alerta, ainda, que a promoção, o patrocínio, custeio de qualquer forma através de utilização de recursos públicos de qualquer natureza (erário municipal, estadual e federal) poderá ser interpretado como ato de improbidade administrativa, que será denunciado pelo MP à Justiça.

Diante do exposto o Prefeito Valmar, anunciou oficialmente, na manhã desta sexta-feira (09), em entrevista coletiva concedida à imprensa regional, o cancelamento oficial do evento TEJUBODE. Muito embora, o mesmo já estivesse com parcerias firmadas e todo programado para acontecer nos dias 23, 24 e 25 do mês vigente. Mas, são plausíveis os argumentos e alegações do representante do MP, que tornam-se ainda mais consistentes ao levar-se em consideração a situação hídrica da Bacia do Curu e em especial, a situação de nosso Município, onde o principal reservatório de água, o açude Boqueirão, responsável pelo abastecimento da Sede da cidade e de várias outras comunidades, está com menos de 3% de sua capacidade.

"É bem verdade que a Prefeitura de Tejuçuoca tem feito um esforço enorme para garantir o abastecimento de água das comunidades rurais e da sede, com a perfuração e instalação de dezenas de poços profundos na tentativa de minorar o flagelo do desabastecimento, mas as pessoas continuam a desperdiçar a pouca água que ainda temos, usando-a como se o açude estivesse cheio," falou o Gestor durante a entrevista.

"E, peço ainda, a ajuda dos veículos de comunicação da região, para colaborar na questão da conscientização do consumo de água, é preciso racionar com urgência, para adiar por mais breve que seja, o desabastecimento total," destacou o Prefeito.



0 comentários:

Postar um comentário