terça-feira, 13 de maio de 2014

13 de Maio: NOSSA SENHORA DE FÁTIMA.

Nossa Senhora de Fátima (ou Nossa Senhora do Rosário de Fátima) é uma das designações atribuídas à Virgem Maria que, segundo os relatos da época e da Igreja Católica, apareceu repetidamente a 03 pastores, crianças na altura das aparições, no lugar de Fátima, tendo a primeira aparição acontecido no dia 13 de Maio de 1917.
Estas aparições continuaram durante 06 meses seguidos, sempre no mesmo dia (exceto em Agosto). A aparição é associada, também, a Nossa Senhora do Rosário, sendo portanto aceito a combinação dos 02 nomes - dando origem a Nossa Senhora do Rosário de Fátima; pois, segundo os relatos, Nossa Senhora do Rosário teria sido o nome pelo qual a Virgem Maria se haveria identificado, dado que a mensagem que trazia consigo era um pedido de oração, nomeadamente, a oração do Santo Rosário.
Fecha o ciclo de aparições iniciado em Paris, como Nossa Senhora das Graças, sucedida pela aparição em La Salette e Lourdes.
03 crianças, Lúcia de Jesus dos Santos (10 anos), Francisco Marto (09 anos) e Jacinta Marto (07 anos), afirmaram ter visto Nossa Senhora no dia 13 de Maio de 1917, quando apascentavam um pequeno rebanho, em Portugal.
Segundo relatos posteriores aos acontecimentos, por volta do meio-dia, depois de rezarem o terço, as crianças teriam visto uma luz brilhante; julgando ser um relâmpago, decidiram ir-se embora, mas, logo depois, outro clarão teria iluminado o espaço. Nessa altura, teriam visto, em cima de uma pequena azinheira (onde agora se encontra a Capelinha das Aparições), uma 'Senhora mais brilhante que o sol'.
Segundo os testemunhos recolhidos na época, a senhora disse às 03 crianças que era necessário rezar muito e que aprendessem a ler. Convidou-as a voltarem ao mesmo sítio no dia 13 dos próximos 05 meses. As 03 crianças assistiram a outras aparições no mesmo local em 13 de Junho, 13 de Julho e 13 de Setembro. Em Agosto, a aparição ocorreu no dia 19, no sítio dos Valinhos, a uns 500 metros do lugar; porque as crianças tinham sido presas pelo administrador do Concelho no dia 13 de Agosto.
A 13 de Outubro, estando presentes na Cova da Iria cerca de 50 mil pessoas, Nossa Senhora teria dito às crianças: "Eu sou a Senhora do Rosário" e teria pedido que fizessem ali uma capela em sua honra (que atualmente é a parte central do Santuário de Fátima). Muitos dos presentes afirmaram ter observado o chamado 'milagre do sol', prometido às 03 crianças em Julho e Setembro. Segundo os testemunhos recolhidos na época, o sol, assemelhando-se a um disco de prata fosca, podia fitar-se sem dificuldade e girava sobre si mesmo como uma roda de fogo, parecendo precipitar-se na terra. Tal fenômeno foi testemunhado por muitas pessoas, até mesmo distantes do lugar da aparição.

0 comentários:

Postar um comentário