sexta-feira, 12 de abril de 2013

Projeto da Universidade Estadual do Ceará - UECE pretende produzir chuva no Estado.

A Universidade Estadual do Ceará - UECE pretende retomar, nos próximos meses, um Projeto audacioso que pode ajudar na produção de chuvas aqui no Estado. Durante o período de seca no começo da década de 80 a Fundação Cearense de Metereologia e Recursos Hídricos FUNCEME adquiriu três aviões bandeirantes para produzir chuva artificial no sertão.

O Projeto, comandado pela FUNCEME, foi encerrado por conta do alto custo, dois aviões foram vendidos e o outro doado para a Universidade Estadual do Ceará - UECE. A instituição, agora, pretende retomar o Projeto utilizando equipamentos modernos para tentar minimizar o problema da seca no Estado; mas, depende de financiamento externo da Universidade.

COMO FUNCIONA. Um avião sobrevoa a região que precisa de chuva a uma altitude média de 4 mil metros. Ao atingir as nuvens, ele libera uma solução de água com sal, causando um pequeno nevoeiro.

1 – As partículas de cloreto de sódio chegam à nuvem, elas agem como núcleos de condensação, atraindo minúsculas gotinhas de vapor d'água (com diâmetro médio de 0,002 centímetro).

2 – Conforme a gota cresce, ela desaba com maior velocidade dentro da nuvem, colidindo e se juntando a outras gotas. A água da chuva está pronta para cair quando os pingos atingem cerca de 2 centímetros de diâmetro.

3 – A chuva começa quando os pingos de água adquirem peso suficiente para vencer o ar quente que as empurra para cima. Quando a técnica dá certo, pode começar a chover 30 minutos depois do bombardeio.

0 comentários:

Postar um comentário