segunda-feira, 1 de abril de 2013

DIÁRIO DO NORDESTE: Projeto Agente Educar - Universitários dão aulas de reforço às crianças no Município de Tejuçuoca.

Um Projeto pioneiro no Município de Tejuçuoca/CE, no Vale do Curú, está ampliando o conceito de ensino na região. Criado em Junho de 2010, pela Prefeitura Municipal, o Agente Educar, coordenado pela Secretaria de Educação da cidade, tem como objetivo aprimorar a qualidade de ensino em Tejuçuoca.

O Projeto concede bolsa-salário a jovens universitários, para que ministrem aulas de reforço escolar a estudantes da primeira a quinta séries que estejam com dificuldade no aprendizado. A idéia beneficia mais de 200 jovens universitários, bem como os alunos da rede pública de ensino municipal.

"O projeto surgiu por iniciativa do Poder Executivo em ajudar aos jovens que ingressaram na universidade e não tinham condições financeiras de custear este sonho. Graças à implantação do Agente Educar, muitos jovens estão tendo a oportunidade de poder realizar o sonho de concluir o ensino superior", observou o Prefeito Edilardo Eufrásio.

Exemplo disso é a universitária Ana Carine Ávila Gomes, de 19 anos, que está no segundo ano do curso de Pedagogia no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFET. "Ensino na Comunidade de Açude, segunda e terça-feira, nas casas dos alunos, e quarta, quinta e sexta-feira na escola da Localidade", ressalta a jovem. "Sem isso, não estaria fazendo faculdade e nem tão pouco trabalhando no fortalecimento da educação do Município onde moro e tenho orgulho", salienta Ana Carine.

Uma das coordenadoras do Projeto Agente Educar, Vladiana Coelho, afirma que, após o Programa passar a atender a 25 Localidades, o grau de leitura e escrita melhorou acentuadamente. "As aulas acontecem de acordo com o que a casa do aluno oferece, por isso, não existe nenhuma exigência na hora de ensinar", frisa a Coordenadora.

Açude, Água Boa, Alegria, Barra, Boa Ação, Bom Lugar, Caiçara II, Chaparral, Pedra Branca, Jardim, Olho D'água, Poço da Pedra, Retiro, Sede, Umari, Riacho das Pedras, São Bento, Malaquias, Boqueirão, Caiçara I, Logradouro, Vertentes, Monte Carmelo e Barreiras, fazem parte das áreas de ensino que foram divididas em dois grupos que são acompanhados por duas Coordenadoras do Projeto.

José Ari Freitas dos Santos, pai do aluno Bruno Rodrigues Santos, de 06 anos, diz que o desempenho de seu filho melhorou bastante depois que ele passou a ter aulas de reforço em casa. "Antes, ele não sabia ler nem escrever. Hoje, ele faz o próprio nome, dos familiares e lê com desenvoltura", comemora seu José Ari.

Além de ganharem experiência profissional atuando nas escolas, muitos jovens só conseguem pagar a faculdade graças à ajuda de custo que provém do Projeto. Em contrapartida, as crianças ganham um Professor Particular para tirar suas dúvidas.

Para participar do processo seletivo, os jovens devem estar matriculados na faculdade do próprio Município, que hoje conta com 11 turmas de graduação em diversos cursos.

Os universitários recebem uma bolsa no valor de meio salário mínimo e têm de cumprir uma carga horária de 50 horas mensais, que resulta em 2h diárias de trabalho. Os Instrutores selecionados, no Projeto, recebem capacitação mensal, para orientar os alunos.

De acordo com o Secretário de Educação, Francisco Carlos, o Projeto Agente Educar já é uma realidade e, um exemplo de gestão desenvolvida pelo Prefeito Edilardo Eufrásio.

Graças à implantação deste Projeto, o Município alcançou melhorias significativas nos índices do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica - SPAECE, tudo por conta do trabalho dos Agentes Educar, considerando a necessidade que as famílias têm em auxiliar seus filhos e, também, no que se refere à qualificação dos Professores da rede municipal de ensino.

Os bolsistas participam dos planejamentos e capacitações realizadas nas escolas onde atuam, além de trabalhos em grupos realizados pela Secretaria de Educação de Tejuçuoca.
FONTE: Jornal Diário do Nordeste

0 comentários:

Postar um comentário