terça-feira, 2 de abril de 2013

Operação de Guerra: Estado do Ceará terá 49 mil toneladas de milho em Abril e Maio.

O Governador Cid Gomes chamou de 'Operação de Guerra' os esforços do Estado e da União para reduzir os impactos da seca no Ceará, principalmente, no que concerne à distribuição do milho para os rebanhos, que estão morrendo na maior estiagem dos últimos 50 anos. Das 340 mil toneladas de milho que serão subsidiadas pelo Governo Federal para o Nordeste, 49 mil toneladas virão para o Ceará via cabotagem e desembarcará no Pecém. O montante do grão seria suficiente para tender aos rebanhos durante os meses de Abril e Maio.

De acordo com Cid, o grão será distribuído via cabotagem pelo Governo Federal, e será enviado para os Municípios, pelo Governo do Estado, por trêm e caminhões. "Um navio de 50 mil toneladas pode trazer o equivalente a 1.300 caminhões. No momento que foi apresentada a proposta de cabotagem, os Ministros Gleisi Hoffmann (Casa Civil) e Leônidas Cristino (Portos) se envolveram e perguntaram se os Estados poderiam assumir a responsabilidade pela distribuição. Eu chamei os diversos envolvios, de maneira que o milho seja distribuído o mais rápido possível", garantiu o Governador.

A distribuição, no Ceará, será feita através das ferrovias Norte e Sul, atendendo a diversos polos regionais. A primeira atenderá a Municípios, como, por exemplo, Umirim, Itapipoca, Sobral, Crateús, dentre outros. Já a Sul passa por Municípios como Baturité, Quixadá, Quixeramobim, Senador Pompeu, Acopiara, Iguatu, Acopiara, Juazeiro e Crato.

Cidades como Morada Nova, Limoeiro do Norte e Russas, pelos quais não passa linha de ferro, serão atendidas por caminhões ou logística mista (ferrovia e caminhão).

O milho, conforme o Governador Cid Gomes, chegará através do Porto do Pecém. "Apesar de não ser um terminal graneleiro, temos equipamentos para transportar do berço de atracação até os depósitos", explicou. Dois armazéns infláveis, um dentro e outro fora do porto, receberá os grãos. Cada um terá capacidade para 25 mil toneladas de milho.

Amanhã (03), uma reunião em Brasília, que contará com a participação do Secretário da Agricultura do Estado, Nélson Martins, detalhará como esse milho será distribuído. "O esquema do Ceará pode se tornar referência", afirmou o Governador.

0 comentários:

Postar um comentário