quinta-feira, 4 de abril de 2013

I SEMINÁRIO DOS PREFEITOS DO CEARÁ: Cenários de Desafios e Oportunidades.

Os 100 primeiros dias de uma gestão municipal são importantíssimos não só para por a 'casa em ordem', como se costuma dizer popularmente; mas, também, porque é hora de se fazer o primeiro balanço das tarefas, que servirão, sobretudo, de base para os próximos 1.360 dias de Governo que se seguirão nos quatro anos completos de mandato. Observando a relevância desse momento inicial na Administração Pública Municipal, e tendo em vista a melhoria da qualidade da gestão das cidades cearenses, será realizado o I Seminário Prefeitos Ceará 2013: Cenários de Desafios e Oportunidades, nos próximos dias 12 e 13 de Abril, no Centro de Eventos do Ceará - CEC.

Todos os 184 Prefeitos dos Municípios do Estado foram convidados para participar deste que será o primeiro encontro de grandes proporções visando capacitar os Gestores Municipais. Alguns deles estarão entre os debatedores como é o caso dos Prefeitos de Fortaleza, Tauá e Sobral, respectivamente, Roberto Cláudio, Patrícia Aguiar e Clodoveu Arruda.

O Governador Cid Gomes vai abrir o Seminário; que, também, contará com palestras do Secretário da Fazenda, Mauro Benevides Filho; Secretário de Planejamento do Estado, Eduardo Diogo; Secretário das Cidades, Camilo Santana; Presidente do Sistema FECOMÉRCIO, Luiz Gastão Bittencourt; Superintendente do Banco do Nordeste, João Robério Pereira Messias; Procurador da República, Alessander Sales; Controlador do Tribunal de Contas do Município - TCM, Luíz Mário Vieira; Professora do Instituto para Desenvolvimento de Consórcios - IDC, Regina Rêgo e o Representante da Controladoria Geral do Estado, João Melo.

Entre os temas a serem abordados no encontro inédito no Estado, o destaque é para assuntos diversificados que se destacam por serem, extremamente, importantes no contexto da Administração Pública atual como, por exemplo, os dos painéis: Financiamento e captação de recursos; Como cuidar da Imagem do Gestor Público e a sua comunicação; Transição, início de mandato, formação de equipes e gestão por resultados e Gestão financeira, legislação e aplicação da Lei de Responsabilidade Fiscal - LRF.

Na opinião de Cid Gomes, a oportunidade será ideal para promover ações conjuntas entre as Prefeituras Municipais. "É preciso ter um consórcio na teoria e na prática, com os Municípios organizados. A tônica da minha palestra, provavelmente, será nesse sentido: Orientar a organização dos Municípios em consórcio. O Ceará é pioneiro no Brasil na formação de consórcio de saúde, por exemplo", destaca.

Ele ressalta, ainda, que "é fundamental, também, que as Prefeituras tenham mecanismos para saber a opinião da população, ouvindo a imprensa e as pesquisas de opinião. Queremos quebrar o polo da Capital e incentivar a criação de polos regionais, como hoje temos no Cariri, em Sobral e Pecém", conclui.

0 comentários:

Postar um comentário