quarta-feira, 24 de abril de 2013

Usuários cearenses são os menos satisfeitos com a telefonia móvel do Brasil.

Mesmo figurando entre os três setores com mais reclamações nas listas dos dois principais órgãos de defesa do consumidor do Ceará - o DECON e o PROCON - em balanços divulgados recentemente, o serviço de telefonia móvel no Estado do Ceará foi classificado como satisfatório por quase metade dos usuários. Isso porque a Agência Nacional de Telecomunicações - ANATEL contabiliza como satisfeitos três indicadores: "Totalmente satisfeito", "satisfeito" e "nem insatisfeito nem satisfeito".

Segundo a pesquisa de satisfação do usuário da telefonia móvel divulgada ontem (23), em cerimônia realizada em Recife/PE, 49% dos clientes cearenses de contas pós-pagas estão satisfeitos com os serviços prestados a eles, enquanto os usuários pré-pagos chegam a 58,3% de satisfação.

A primeira categoria de usuário citada representa o menor percentual de aceitação do levantamento da ANATEL, colocando o Ceará como o mais insatisfeito Estado do país com a qualidade da telefonia móvel pós-paga. Na prática, estes 49% representam quase metade dos atuais 1.188.589 chips pós em atividade no Estado. Já os 58,3% - dos 9.158.932 clientes pré-pagos cearenses - representaram, na investigação da agência, a quinta maior insatisfação do País.

O índice de aceitação maior pelos pré-pagos observados no Ceará, no entanto, fazem parte de uma identificação nacional, segundo dados da ANATEL. Enquanto os clientes brasileiros de pré-pago que se dizem satisfeitos são quase metade do total (48%), esse índice cai para 30% entre os que utilizam planos pós-pagos. A situação se inverte entre os insatisfeitos, na pesquisa: Eles constituem 15% dos clientes de planos pós-pagos e apenas 8% entre os usuários que usam chips pré-pagos.

A principal reclamação dos usuários de planos pós-pagos é sobre os preços cobrados: 41,9% acham o serviço muito caro, e apenas 15,8% se dizem satisfeitos. Entre os clientes de pré-pago, ocorre o contrário: 61,9% estão satisfeitos, e só 10,5% reclamam dos preços.

Já para quem usa o pré-pago, o principal problema apontado é a cobertura do sinal e a qualidade das ligações realizadas. Mesmo assim, o número de satisfeitos e insatisfeitos, segundo a pesquisa, encontra-se quase empatado: 29,9% e 26,2%.

As duas categorias de usuários de telefonia móvel só concordam quando o assunto é banda larga móvel. Nenhum dos dois se disse totalmente satisfeito com o serviço. No entanto, a insatisfação do cliente pós continua maior que a do pré, quando este chega a ser 42,2% do total do país, enquanto o outro é de apenas surpreendentes 7,1%.

Quando o assunto é motivado pelas operadoras, os consumidores brasileiros também não estão 100% contentes. Para os pré os percentuais de satisfação da pesquisa foram: 51,3% para Vivo; 48,9% para Claro; 47,2% para TIM e 45% para OI. Já os pós manifestaram-se: 34,4% para Vivo; 31% para Claro; 22,5% para TIM e 21,8% para OI.

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