quinta-feira, 18 de abril de 2013

CCJ dos Senado aprova Projeto que torna crime vender bebida a menores de idade.

A Comissão de Constituição e Justiça do Senado - CCJ aprovou, nesta quarta-feira (17), o Projeto que prevê tornar crime vender, dar ou servir bebidas alcóolicas a jovens com menos de 18 anos. O texto foi aprovado em caráter terminativo, que significa que não precisa tramitar mais na Casa, a não ser que haja recurso para levar o tema para o plenário. Depois do Senado, o Projeto vai à Câmara.

De acordo com o texto aprovado, que será incluído no Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA, a pena para quem vender, dar ou servir bebida a menores será de 02 a 04 anos de prisão. Além disso, o estabelecimento que cometer o crime vai ficar interditado até pagar multa que pode variar de R$3 mil a R$10 mil.

Atualmente, a venda de bebidas alcóolicas a menores consta como contravenção na Lei de Contravenções Penais e a pena, de acordo com o entendimento do juiz, pode chegar a no máximo um ano de prisão. Na prática, as contravenções penais, entendidas como de menor potencial ofensivo que os crimes, são geralmente punidas com penas alternativas. Ao tornar crime a venda de bebidas a menores, o Projeto torna mais rígidas as punições. O texto ainda revoga o artigo que trata do tema na Lei de Contravenções Penais.

0 comentários:

Postar um comentário