sexta-feira, 12 de abril de 2013

COGERH diz que 75 açudes cearenses têm volume de água infierior a 30%.

Dos 139 açudes cearenses monitorados pela Companhia de Gestão de Recursos Hídricos - COGERH, 75 (53,9%) estão com volume de água inferior a 30%. E somente o reservatório Gavião, localizado em Pacatuba, apresenta volume superior a 90%.

A baixa reflete a escassez de precipitações nos últimos meses. Nenhum dos açudes estava sangrando e alguns apresentavam volume de ocupação inferior a 5%. Como o Pirabibu, em Quixeramobim; o Desterro, em Caridade; e o Cupim, em Independência.

A menor porcentagem de ocupação está no açude Madeiro, situado em Pereiro, na bacia Médio Jaguaribe, com volume de 1,71%. Ele poderia abrigar até 82,45 hm³, mas tem somente 0,05 hm³ (cada hectômetro corresponde a 100.000 milímetros).

Segundo dados fornecidos pela COGERH, as 12 bacias hidrográficas do Ceará têm capacidade de armazenamento para, pelo menos, 18 bilhões de m³. No entanto, até ontem (11), apenas 43,8% desse volume estavam ocupados. A quantia é ligeiramente menor do que a apresentada há dez dias, quando o conjunto de reservatórios tinha 44% da capacidade.

Apesar das porcentagens não refletirem qual açude está com maior ou menor quantidade de água – pois cada um apresenta capacidade de armazenamento diferente –, o número de reservatórios com baixa ocupação é notória. Em Tauá, o açude Broco tem volume de 4,95% e o Várzea do Boi de apenas 3,92%.

Cada bacia hidrográfica abriga uma quantidade específica de açudes. Alto Jaguaribe, Banabuiú e Metropolitana (responsável pela região de Fortaleza), por exemplo, têm 19 reservatórios cada.

A baixa nos açudes é reflexo da escassez de chuvas registrada nos últimos meses. Entre as 07h00min de quarta-feira (10) e às 07h00min de quinta-feira (11), choveu em apenas 13 Municípios Cearenses. A maior precipitação foi registrada em Acaraú (60mm) e a menor em Camocim (1mm).

De acordo com informações da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos - FUNCEME, as chuvas devem permanecer isoladas. "A maior possibilidade de precipitações está no Litoral", afirma o Meteorologista José Maria Brabo.

0 comentários:

Postar um comentário