quarta-feira, 10 de abril de 2013

Multiplicam-se as ações para melhorar as Gestões Públicas nos Municípios Cearenses.

O caminho das Administrações Públicas, assim como o de outras áreas na vida, muitas vezes se define nas decisões tomadas no início da trajetória. Com base nessa máxima, entidades públicas e privadas realizam iniciativas em torno da melhoria da Gestão Pública, nos Municípios Cearenses, que acabam de completar 100 dias à frente das Prefeituras. Exemplo disso é o SEMINÁRIO: PREFEITOS DO CEARÁ 2013 que ocorrerá no Centro de Eventos, nos próximos dias 12 e 13 de Abril; e, a assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre diversas entidades, concretizada ontem (09), com o objetivo de fomentar a formação técnica da Gestão.

Ontem (09), na sede da Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado - SEPLAG, foi lançado, oficialmente, o Programa de Desenvolvimento da Gestão Pública para os Municípios - PRODEG/M. Além da própria SEPLAG, as outras seis entidades que, também, assinaram o acordo foram Secretaria das Cidades do Estado, Instituto de Desenvolvimento das Cidades - IDECI, Escola de Gestão Pública do Ceará - EGP, Tribunal de Contas dos Municípios - TCM, Assembléia Legislativa, por intermédio da Universidade do Parlamento Cearense - UNIPACE, Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização - GESPÚBLICA.

Para o Titular da SEPLAG, Eduardo Diogo, a qualificação dos Gestores, em todos os seus escalões, é pauta da vez. "Esses Encontros são de motivação para darmos início a um processo importante de 15 Encontros a partir desse mês até Dezembro, que contemplarão todos os 184 Municípios", declarou. Ele ressaltou outros instrumentos colaboradores nesse processo. "Em consonância com a formação de pessoas, principalmente, dos Gestores Públicos, teremos o Seminário Prefeitos do Ceará 2013, nesta semana. Uma iniciativa promovida pelo Diário do Nordeste, que também está de parabéns em participar de uma iniciativa que visa ressaltar os princípios republicanos, o comprometimento e a capacitação dos Gestores", completou Diogo.

Na opinião do Secretário das Cidades, Camilo Santana, esses Eventos juntos são muito mais do que a busca da qualificação. Segundo ele, o propósito é oferecer as ferramentas para suprir carências dos Gestores Públicos com o fim maior de melhorar a vida do cidadão. "Infelizmente, sozinhos, muitas vezes, os Prefeitos não conseguem nada. É preciso se juntarem em consórcios para poder obter conquistas. Para isso, são necessários informação e aprimoramento de técnicas para otimizar os recursos, captar bem, elaborar Projetos e monitorar adequadamente. Não é um processo imediato, e também depende da boa vontade dos Gestores no envolvimento dessas técnicas. Esses Eventos são importantes instrumentos de incentivo nesse aspecto", comentou Camilo Santana.

O Presidente do TCM, Francisco Aguiar, prestigiou o primeiro Encontro, e lembrou que o objetivo vai além de ajudar os Gestores Públicos a aproveitarem da melhor maneira possível os recursos, o papel dessas entidades, dos encontros do PRODEG/M e do Seminário Prefeitos do Ceará 2013 é de ajudar a população a exercer o papel de cidadão. Segundo ele, os Eventos são mecanismos de inserir a população nas discussões. "A gente percebe que hoje existe uma falta de interesse muito grande da sociedade em acompanhar a Administração Pública. Por isso, uma das razões dessas entidades estarem todas reunidas é despertar o controle social no conjunto da sociedade", afirmou Aguiar.

No ponto de vista da Diretora do EGP, Lena Neiva, o trabalho será o de oferecer uma formação específica aos Gestores Públicos, em todos os seus escalões, para, com isso, beneficiar a população que reside nos Municípios administrados. "O Governo Estadual pensa, sistematicamente, as suas políticas. Estamos em um momento ímpar. É mais do que um estudo interinstitucional, com o desafio de cada órgão poder colaborar dentro de suas competências. Passa a ser intersetorial", afirmou Lena.

0 comentários:

Postar um comentário