segunda-feira, 23 de abril de 2012

Município de Tejuçuoca foi comtemplado com veículo para o Programa Saúde da Família.

Para ampliar e melhorar o PROGRAMA: SAÚDE DA FAMÍLIA dos municípios, o Governador Cid Gomes e o Secretário da Saúde do Estado, Arruda Bastos, farão a entrega nesta segunda-feira (23), de 159 veículos a prefeitos de 143 cidades, às 20h00min. A entrega ocorrerá na noite de abertura da II Marcha Municipalista do Ceará, realizada pela Associação dos Municípios do Estado do Ceará - APRECE, no Centro de Negócios do Sebrae, Av. Monsenhor Tabosa, 777.
Com os novos veículos destinados, exclusivamente, para o PROGRAMA: SAÚDE DA FAMÍLIA, o Governo do Estado quer qualificar e facilitar o transporte de equipes de saúde da sede para os distritos; e, assim assegurar atendimento às famílias que moram mais distantes dos serviços de saúde.
Os 143 municípios contemplados com os novos veículos, em Dezembro de 2010, se encontravam com adesão e alimentando o Sistema de Classificação de Qualidade da Avaliação para Melhoria da Qualidade da Estratégia Saúde da Família - AMQ.
Dos 143 municípios, 16 receberão dois veículos por manterem 10 ou mais equipes do Saúde da Família realizando avaliação da qualidade da atenção básica. Os demais municípios receberão um veículo. A aquisição dos veículos foi feita com recursos do Governo do Estado. O investimento foi de R$5.200.999,71 e constitui-se ação estratégica para a Operação Swap II.
Além do apoio com veículos, 150 municípios receberam recursos para a construção de Unidades Básicas de Saúde da Família. Reconhecendo os que avançam nas ações da atenção básica às famílias e estimular novos resultados. O Estado investiu nas obras das UBSF's em 150 municípios que apresentaram cobertura de pelo menos 70% do PSF, realizaram no mínimo quatro consultas às gestantes e ainda aderiram aos consórcios públicos para o custeio compartilhado das policlínicas e Centros de Especialidades Odontológicas Regionais. No total, o investimento soma R$26,6 milhões. Das 150 unidades, 130 já foram concluídas e entregues à população. O restante está em fase de conclusão.

0 comentários:

Postar um comentário