quinta-feira, 26 de abril de 2012

Dia Nacional de Combate à Hipertensão.

Nesta quinta-feira (26), é comemorado o Dia Nacional de Combate à Hipertensão. A doença, silenciosa e perigosa, pode ocasionar graves problemas de saúde, como, por exemplo, o Acidente Vascular Cerebral - AVC e infarto.

Apesar de causar sérios danos a saúde, médicos contam que a hipertensão às vezes é difícil de ser notada, quando não chega a um estado muito grave. "É assintomático, não sentem nada. Agora, feito o diagnóstico, a pessoa tem que tomar medidas para poder reduzir a pressão; fazer exercícios, uma dieta saudável, reduzir o consumo de sal e de bebidas alcoólicas", contou o Cardiologista Sílvio Paffer.

A Campanha é da Sociedade Brasileira de Cardiologia e deve-se destacar, aulas de ginástica, aferição de pressão arterial, medição de glicose no sangue, avaliação de peso corporal e distribuição de material educativo. Orientações, como, por exemplo, quantidade de sal a ser consumida diariamente deve-se ter atenção, também.

Profissionais de Saúde devem mostrar as possibilidades de tratamento da doença. "Hipertensão não tem cura, mas tem tratamento. É extremamente comum a pessoa só perceber quando tem derrame ou infarto. A gente sabe de fatores que predispõem a doença, como genética, pessoas sedentárias, obesas, que consomem muito sal e bebidas", concluiu Paffer.


Portanto, hoje, é o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial. Esse tema merece atenção especial em virtude de ser um dos mais complicados na saúde pública do Brasil e Tejuçuoca, que não dorme no ponto, está atenta ao assunto e aqui fica nossa colaboração para a prevenção.

0 comentários:

Postar um comentário