domingo, 1 de abril de 2012

01/04: Domingos de Ramos.

A programação da Semana Santa, que celebra a paixão, morte e ressurreição de Cristo, tem início hoje, 1º de Abril. Domingo de Ramos. As celebrações têm início com a Bênção dos Ramos.

O Domingo de Ramos será marcado pela Coleta Nacional de Solidariedade, gesto da Campanha da Fraternidade 2012, em que todas as doações financeiras realizadas pelos fieis farão parte dos Fundos Nacional e Diocesano de Solidariedade, voltado para projetos sociais.

O Domingo de Ramos é a data em que a Igreja Católica recorda a entrada de Cristo, em Jerusalém, para realizar o seu mistério pascal. A data é formada por dois momentos. O primeiro pode ser feito numa capela, praça ou colégio onde se dá a Bênção de Ramos. E o segundo, é a distribuição de ramos na procissão.

A Semana Santa é, também, chamada de "a grande semana", devido ao número de celebrações que ocorrem e à importância delas. O momento é marcado pela bênção do fogo, da água e pode até ocorrer batismos de adultos, conforme a comunidade.

** PROGRAMAÇÃO **

No Domingo (01) de Ramos, a programação segue com realizações de missas.

Na quinta-feira (05), quando tem início o Tríduo Pascal, acontece a Missa do Crisma ou dos Santos Óleos e a Missa da Ceia do Senhor, com o lava-pés.

Na sexta-feira (06), seguindo a tradição, a Igreja não celebra os sacramentos. Portanto, será dado início à celebração da Paixão do Senhor. A celebração é formada por três momentos: Liturgia da Palavra, Adoração da Cruz e a Comunhão Eucarística.

No chamado Sábado (07) Santo, o grande momento litúrgico é a Vigília Pascal.

No Domingo (08) da Páscoa, também conhecido como Domingo da Ressurreição de Senhor ou Domingo da Aleluia, serão realizadas várias missas.

0 comentários:

Postar um comentário