quarta-feira, 25 de abril de 2012

Golpe na Internet: Hackers roubam senhas de correntitas do Banco do Brasil.

Cibercriminosos criaram um novo golpe por e-mail que rouba dados de conta e senha de correntistas do Banco do Brasil. O ataque, conhecido como phishing (golpistas usam sites fraudulentos parecidos com os originais como isca para atrair vítimas), foi identificado pela empresa de segurança ESET.
 
Quando o internauta clica no link oferecido via e-mail, os criminosos identificam de onde a pessoa acessa a Internet. Se for do Brasil, ela terá acesso à página falsa. Quem estiver no exterior não conseguirá acesso.
 
Segundo a ESET, dessa forma o 'sucesso' do golpe é maior. Primeiro, há uma probabilidade maior de ele chegar até correntistas do banco entre os internautas do país. Segundo, porque reduz a chance de sobrecarregar o acesso ao site fraudulento, negando acesso aos estrangeiros.
 
O BANCO DO BRASIL INFORMA QUE NÃO ENVIA E-MAIL A SEUS CLIENTES, NEM AUTORIZA QUALQUER PARCEIRO COMERCIAL A FAZÊ-LO EM SEU NOME. O BANCO DO BRASIL, TAMBÉM, MONITORA E POSSUI PROCESSOS DE DETECTAÇÃO E COMBATE A ESSES TIPOS DE ATAQUES. A companhia reforça ainda que mantém dicas de segurança aos clientes no site da instituição.
 
Portanto, ao receber um e-mail em nome da instituição financeira, por mais que a mensagem pareça legítima, ela deve ser desconsiderada e apagada.
 
Como funciona? Por e-mail, a vítima recebe a informação de que precisa habilitar "novos recursos de segurança" no link da página falsa do Banco do Brasil. Ao acessar a página fraudulenta, que simula o ambiente de banco pela Internet, o correntista é induzido a fornecer algumas informações, como agência, conta e senha para "habilitar novos recursos de segurança".
 
Depois de passar pela primeira "autenticação falsa", o internauta fornece mais duas senhas usadas no banco. Ao final, a vítima é avisada que o "procedimento foi concluído com sucesso".
FONTE: Uol

0 comentários:

Postar um comentário