terça-feira, 10 de abril de 2012

Carteira do Idoso.

O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome - MDS, já emitu desde 2007 mais um milhão de Carteiras do Idoso, documento que dá acesso à gratuidade ou desconto mínimo de 50% no valor das passagens interestaduais, em ônibus, trens ou barcos.

O benefício é direcionado para pessoas com 60 anos ou mais que não tenham como comprovar renda individual igual ou inferior a dois salários mínimos. Até Maio do ano passado, o número de carteiras emitidas era de 393 mil.

Para obter o documento, o interessado deve procurar a Secretaria Municipal ou o Centro de Referência de Assistência Social - CRAS de seu município, onde será feita a inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal CadÚnico.

A partir da inclusão, o idoso recebe o Número de Identificação Social - NIS, que permite a solicitação da carteira pelo programa que gerencia o Sistema Único de Assistência Social - SUASWEB.

Caso já tenha os dados no Cadastro Único e seu NIS, a carteirinha será solicitada a partir deste. A validade da carteira é de dois anos e a renovação está sujeita à atualização dos dados cadastrais.

0 comentários:

Postar um comentário