segunda-feira, 16 de abril de 2012

Cordelista Moisés Barbosa presta homenagem ao estimável Patativa do Assaré.

Usando o raciocínio * De forma bem criativa * Quando é pra fazer cordel * Minha mente fica ativa * Vou ativar a memória * Pra relatar a história * Do poeta Patativa.

Um dos maiores poetas * Que o Ceará conheceu * Um grande improvisador * Que muito tempo viveu * E a Serra da Santana * Foi o local que nasceu.

Em 1909 * O mundo o conheceu * E como compositor * Vários poemas escreveu * Na poética evoluiu * E ninguém nunca conseguiu * Superar o nome seu.

O seu nome verdadeiro * Eu digo como é * Antônio Gonçalves da Silva * Um homem de muita fé * E o apelido que tem * É porque morava bem * Pertinho de Assaré.

Um poeta cearense * Filho de agricultor * Escreveu diversos livros * E vários discos gravou * Um poeta de verdade * Sem falar na quantidade * De livros que publicou.

Pra ele vencer na vida * Passou por dificuldades * Perdeu a visão direita * Ainda na mocidade * E ficou órfão de pai * Aos oitos anos de idade.

Em apenas uma escola * O Patativa estudou * Quatro meses o período * Que ele nela passou * E como auto didata * O povo o consagrou.

Patativa se tornou * Um  amante da poesia * Sabia ler e escrever * Com muita sabedoria * Foi um gênio do passado * Por isso ele é lembrado * Pelo povo de hoje em dia.

De treze a quatorze anos * Já começou versejar * Fazia versos brincando * Para se aperfeiçoar * E depois se consagrou * Um poeta popular.

Com dezesseis de idade * Uma viola comprou * Começou fazer repente * Como improvisador * Tinha a mente bem ativa * E o nome de Patativa * Pelo Brasil se espalhou.

Um dos maiores poetas * Nascido no Ceará * Com vinte anos de idade * Viajou para o Pará * E durante cinco anos * Ganhou a vida por lá.

Depois volta ao Ceará * Pro lugar que ele nasceu * Novamente na agricultura * De novo permaneceu * Casou-se com uma parenta * Que nove filhos lhe deu.

Gravou a triste partida * Uma música varonil * No ano 64 * Esse sucesso explodiu * Foi grande a divulgação * Dando-lhe uma projeção * Por todo nosso Brasil.

Foi um sucesso que teve * Uma grande aceitação * Pois de uma grande seca * Fazia a retratação * E a mesma foi gravada * Por nosso rei do baião.

Foi um poeta completo * Em todo ponto de vista * Teve diversos trabalhos * Publicados em revista * E até hoje é consagrado * Como um grande cordelista.

Inspiração nordestina * Um grande poema seu * No ano 56 * A época que escreveu * Uma verdadeira obra * Pela ótica de quem leu.

O nome de Patativa * Trás grandes recordações * Do seu exemplo de vida * Tiramos grandes lições * Pra você não esquecer * O seu primeiro LP * Foi poemas e canções.

Cantor ao lado de Fágner * Um grande compositor * Um cearense da gema * Na música se consagrou * Amigo de Patativa * Poeta improvisador.

Patativa sempre foi * Um poeta destemido * Condenava a ditadura * Por ela foi perseguido * Um regime autoritário * Que nunca foi esquecido.

Patativa  foi consagrado * Como um brilhante poeta * Foi um marco na cultura * Uma figura completa * Um publicou um poema * Chamado inleiçao direta.

Seus  trabalhos são inúmeros * Não posso aqui relatar * Foi  um amigo de Tasso * Que governou o Ceará * E participou da campanha * Sobre as diretas já.

Conhecer mais seus trabalhos * É tudo que eu desejo * Foi um exemplo de vida * É dessa forma que vejo * E nos versos que recitou * Sempre ele relatou * A vida do sertanejo.

Algumas de suas obras * Eu quero aqui relatar * Inspiração nordestina * Que outra vez vou citar * E outra obra importante * Cante lá que eu canto cá.

Já falei de Patativa * E as obras que ele escreveu * A sua Terra-natal * A data que ele nasceu * E pra não deixar engano * Agora eu falo do ano * Que Patativa morreu.

No ano 2002 * Se não me falha a memória * A data que Patativa * Finda a sua trajetória * E por tudo que ele fez * Entrou de vez pra história.

Autor: CORDELISTA Moisés Barbosa
Contato: 9191.3642

0 comentários:

Postar um comentário