segunda-feira, 21 de maio de 2012

UM TAPA... (1)

Quando se fala em festa e agricultura me vem à mente a Tejubode.

Caro amigo, a falta d'agua (estiagem) é um problema que nosso Nordeste brasileiro está acostumado, problema climático, efeito estufa... Enfim, como ja se dizia o saudoso Patativa do Assaré: "A sorte do nordestino é mesmo de fazer dó, seca sem chuva é ruim, mas seca d'gua é pior". Quando ele diz isso, é explicando os anos de estiagem que sofremos e aos anos de rigoroso inverno que, também, passamos: Rio Banabuiú, Jaguaribe, Acaraú, Coreaú deixam suas cidades ilhadas. Porém, sabemos que esses problemas, nossos gestores municipais, estaduais e federais podem conter isso daí.

Porque não falar da Índia? Onde encontra-se desertos e, lá todos os anos batem recordes de grãos. Aqui, se torna difícil porque nossos gestores não tem iniciativa como essa, preferem dar 'esmolas' para nossos gestores municipais e, se tornando mais fácil adquirir voto.

Você sabe que sua amiga e minha digníssima Paula Gomes, é Coordenadora da EMATERCE e estou por dentro de tudo que acontece na Agricultura do nosso Estado. E, os programas garantia safra, programas novos que a Presidente Dilma Roussef aprovou, é uma simples "esmola" para nossos agricultores, digo isso e você sabe muito bem que existem pedintes em Fortaleza, que o apurado durante o dia, às vezes, chega a R$80,00 e tem alguns programas que pagam 4 parcelas, mensalmente, de R$80,00, para nossos agricultores. Deveria era você respeitar mais nossos agricultores, porque são eles que põe comida nos nossos pratos.

Sobre a TEJUBODE e a verba sabemos, também, que se o Governo Federal ou Estadual devem liberar recursos para área cultural, como é o caso da TEJUBODE. Deve-se empenhar-se somente nisso, não podendo destinar pra outra área, assim como, a saúde que é precária, a educação, e etc.

A TEJUBODE ja é do povo, e com certeza, outros gestores virão e não mudarão sobre essa questão da TEJUBODE, virão bandas, virão agronegócios, virão mais pessoas querendo conhecer essa tradicional festa que nesse ano completará 11 anos. E, vamos curtir nossa TEJUBODE, mesmo sabendo que nesse ano é um ano eleitoral e alguns usarão pra se beneficiar, mas nunca esquecendo que graças a outros gestores e o povo, a TEJUBODE é sucesso.

* Comentário de VLADINER ANDRADE, ao posicionamento medíocre da Tejubode e Agricultura.

0 comentários:

Postar um comentário