segunda-feira, 14 de maio de 2012

Presidente Dilma Roussef lança Plano que beneficiará mães e filhos.

O anúncio de medidas em benefício de mulheres e crianças deu o tom do pronunciamento à nação feito pela presidente Dilma Rousseff ontem (13), Dia das Mães. Chamado de AÇÃO BRASIL CARINHOSO, o plano, dará maior atenção às regiões Norte e Nordeste, onde se concentram a maior parte das famílias em extrema pobreza.

"78% das crianças brasileiras em situação de pobreza absoluta vivem nessas duas regiões, e 60% delas estão no Nordeste. Ou seja, regiões mais pobres, crianças mais desprotegidas, mães e pais entregues, historicamente, à sua própria sorte. Por essas razões, o BRASIL CARINHOSO, mesmo sendo uma ação nacional, vai olhar com a máxima atenção para as crianças dessas duas regiões mais pobres do país", afirmou Dilma.

Segundo a Presidente, o Programa é dividido em três eixos e prevê, por exemplo, a garantia de uma renda mínima de R$70,00 a cada membro das famílias, extremamente, pobres com pelo menos um filho de até seis anos. "É uma ampliação e um reforço muito importante ao Bolsa Família", justificou a Presidente.

A intenção é que governos federal, estaduais e municipais se empenhem na missão de erradicar a miséria no País - segundo Dilma, essa é a "principal bandeira" de seu Governo.

"O BRASIL CARINHOSO faz parte do grande Programa Brasil sem Miséria, que estamos desenvolvendo com sucesso em todo o território nacional, e será a mais importante ação de combate à pobreza absoluta na primeira infância já lançada no nosso País", disse a Presidente.

O Plano quer, também, ampliar a cobertura de programas de saúde para crianças de até seis anos, aumentando o controle de doenças como anemia e deficiência de vitamina A nessa faixa etária, e garantindo remédio gratuito contra asma em unidades de farmácia popular.

A Presidente afirmou, ainda, que o Governo vai ampliar o acesso das crianças mais pobres a creches através da construção de novas unidades. Esta foi uma bandeira de sua Campanha.

Segundo dados de 2010, apenas 23,6% das crianças entre 0 e 3 anos estão matriculadas em creches. Por meio do Programa Proinfância, a intenção é construir 6.427 unidades até 2014. De acordo com dados do Ministério da Educação, desse total, 411 unidades foram concluídas.

Antes de anunciar o novo Programa, Dilma disse que devia ser a primeira vez que um Presidente fazia um pronunciamento no Dia das Mãe e, no caso, uma Presidenta, "que é uma mulher, que é filha, mãe e avó". Ela deixou um abraço a todas as mães brasileiras, "em especial às que mais sofrem".

0 comentários:

Postar um comentário