quarta-feira, 16 de maio de 2012

GRIPE x INFLUENZA A x DENGUE

Nesta éspoca do ano sempre há uma considerável preocupação com gripes e viroses, em geral. Principalmente, com os mais sofríveis, isto é, as crianças. Portanto, observe alguns detalhes de como pode-se distingüir se está infectado com: Gripe, Influenza A ou Dengue

GRIPE. A gripe é uma doença infecciosa aguda que afeta aves e mamíferos. É causada pelo Vírus ARN, da família Orthomyxoviridae. Os sintomas mais comuns da doença são calafrios e febre, dor de garganta, dores musculares, dores de cabeça, tosse, fadiga e mal-estar. Em casos mais graves causa pneumonia, que pode ser fatal, particularmente, em crianças pequenas e idosos. Embora às vezes seja confundida com o resfriado, a gripe é muito mais grave e causada por vários tipos de vírus. Pode causar náusea e vômito, especialmente, em crianças, mas tais sintomas são mais característicos da gastroenterite, que pode ser chamada de "gripe de estômago" ou "gripe de 24 horas".

INFLUENZA A. Influenzavirus A é um género da família de vírus Orthomyxoviridae. Influenzavirus A inclui uma única espécie: Influenza A é o vírus que causa influenza em aves e alguns mamíferos. Foram isoladas estirpes de todos os subtipos de Influenzavirus A em aves selvagens, embora a doença raramente se manifeste. Alguns isolados de Influenza A causam doença severa em aves domésticas e, raramente, em humanos. Ocasionalmente, os vírus são transmitidos de aves aquáticas selvagens a aves domesticadas, podendo ocorrer um surto ou originar-se pandemias de gripe humana.

DENGUE. Dengue é a enfermidade causada pelo vírus da dengue, um arbovírus da família Flaviviridae, gênero Flavivírus, que inclui quatro tipos imunológicos: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4. A infecção por um deles dá proteção permanente para o mesmo sorotipo e imunidade parcial e temporária contra os outros três. A dengue tem, como hospedeiro vertebrado, o homem e outros primatas, mas somente o primeiro apresenta manifestação clínica da infecção e período de viremia de aproximadamente sete dias. Nos demais primatas, a viremia é baixa e de curta duração.

0 comentários:

Postar um comentário