segunda-feira, 7 de maio de 2012

Mães do Bolsa Família terão novo benefício.

Depois das medidas para estimular a indústria e para reduzir os juros, a Presidente Dilma Rousseff encomendou a sua equipe um pacote de bondades na área social. Previstas para serem anunciadas no Dia das Mães, no próximo domingo (13), as propostas envolvem vários ministérios (Educação, Saúde e Desenvolvimento Social) e dependem do aval da Fazenda.

O foco é a primeira infância, que inclui crianças de zero a seis anos. Uma das medidas prevê ajuda financeira para mães de baixa renda (classes D e E) com filhos nessa faixa de idade.

O objetivo é incrementar a renda de beneficiários do PROGRAMA BOLSA FAMÍIA. Atualmente, 13,4 milhões de famílias recebem o benefício. Só no ano passado, o Governo gastou R$17,1 bilhões com o Programa.

Outras medidas deverão garantir mais dinheiro para ações nas áreas de educação e saúde. Como as ações implicam em mais despesas, o pacote precisa ser avaliado pelo Tesouro Nacional antes de ser definido.

Dilma comunicou sua intenção de lançar o Programa em reunião com os líderes da base aliada na última quinta-feira (03). Eles tinham sido convocados para conhecer a mudança feita pelo Governo na remuneração da poupança. Segundo parlamentares que participaram da reunião, durante a conversa, a Presidente deixou escapar que estava finalizando o pacote.

Provocada pelo líder do Governo na Câmara, Arlindo Chinaglia (PT/SP), Dilma antecipou a informação. O líder queria saber se a nova regra da poupança iria, de alguma forma, aliviar os cofres públicos e garantir mais recursos para programas sociais.

A idéia era incorporar essa tese na defesa da mudança que mexeu na rentabilidade da aplicação e agora vai ser discutida no Congresso.

Irritada, a Presidente Dilma Rousseff disse que não havia relação entre as duas coisas. Ela afirmou que o Governo Federal investe em vários programas sociais em andamento e que, inclusive, lançaria as novas medidas no Dia das Mães.

0 comentários:

Postar um comentário