terça-feira, 8 de maio de 2012

Governo antecipa Seguro Safra e abrirá linha de crédito com juros abaixo do mercado.

O Governo do Ceará anunciou, nesta segunda-feira (07), medidas para amenizar os efeitos da estiagem no Ceará. Onze cidades do Estado decretaram situação de emergência por conta da pouca chuva, de acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Agrário - SDA. Ainda de acordo com a Secretaria, a previsão é de que as chuvas continuem irregulares e de que a situação no sertão cearense se torne ainda mais grave.
 
As medidas anunciadas incluem o adiantamento do pagamento do Seguro Safra, no valor de R$620,00. O valor estava previsto para ser pago no segundo semestre deste ano, mas com a estiagem, segundo o Governo do Estado, será pago ainda neste mês.
 
Outro benefício, segundo o Governo, é a linha de crédito de até R$12 mil com juros abaixo do valor de mercado, de 1%. Para ter acesso aos benefícios, o agricultor deve pertencer a um município que tenha decretado estado de emergência. Para ter o decreto reconhecido, o município precisa enviar documentos que comprovem a situação de seca da cidade. Os documentos serão avaliados pelos Governo Estadual e Federal.
 
Os prefeitos de cidades afetadas reclamam da burocracia e demora em ter o decreto reconhecido. "A análise da documentação, se falta um, ele vai voltar. É preciso ser visto é a burocracia e a demora na chegada das ações aos afetados", diz a Presidente da Associação de Prefeitos e Prefeituras do Ceará - APRECE, Eliene Brasileiro.
 
Segundo a Fundação de Meteorologia e Recursos Hídricos do Ceará - FUNCEME, a previsão é que a chuva continue irregular nos próximos meses. Se a previsão se confirmar, a situação pode se agravar em quase 100 municípios do Ceará, segundo o Governo do Estado.
 
"Temos 28 municípios em alta vulnerabilidade e temos 71 em média vulnerabilidade. A tendência é de que aumente essa situação de vulnerabilidade", diz Nélson Martins, Secretário de Desenvolvimento Agrário do Ceará.

0 comentários:

Postar um comentário