terça-feira, 20 de março de 2012

XIV Encontro Nacional dos Gestores Municipais de Assistência Social


Fortaleza será palco do XIV Encontro Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social, que acontecerá no Centro de Convenções do Ceará. O Evento terá início nesta quarta-feira (21) e segue até sexta-feira (23).

Com o tema "Entre o Sistema Único de Assistência Social - SUAS e o Plano Brasil Sem Miséria: os municípios pactuando caminhos intersertoriais", o encontro promovido pelo CONGEMAS e pelo CONGEMAS do Ceará, com apoio do MDS, da Prefeitura de Fortaleza, do Governo do Estado, Banco do Nordeste e da Fundação Itaú Social, tem o objetivo de fortalecer a formação e articulação política dos gestores municipais de assistência social.

A expectativa é reunir mais de 2,5 mil pessoas, entre prefeitos, secretários estaduais e municipais, trabalhadores do SUAS, conselheiros, representantes da sociedade civil e pesquisadores.

A programação começa nesta quarta-feira (21), às 11h00min, com a apresentação do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome - MDS sobre o Balanço do Plano Brasil Sem Miséria. À tarde, a consolidação do pacto federativo entre União, estados e municípios para a efetivação do SUAS, tema do primeiro painel.

Na quinta (22) e sexta-feira (23) acontecem oficinas simultâneas sobre gestão do trabalho do SUAS, vigilância social, ferramentas informacionais, orçamento público, gestão dos fundos de assistência social, regulamentação da Lei Orgânica de Assistência Social, vinculação de entidades socioassistenciais, enfrentamento ao trabalho infantil e operacionalização do Benefício de Prestação Continuada - BPC, entre outros.

Na sexta-feira (23), último dia do encontro, será eleita a nova diretoria do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social - CONGEMAS e escolhida a sede do próximo Evento.

0 comentários:

Postar um comentário