segunda-feira, 19 de março de 2012

Município de Tejuçuoca é 3º Colocado no Ceará no Índice FIRJAN de Gestão Fiscal - IFGF.

Para contribuir com uma GESTÃO PÚBLICA EFICIENTE E DEMOCRÁTICA, o Sistema FIRJAN desenvolveu o Índice FIRJAN de Gestão Fiscal - IFGF. Uma ferramenta de Contabilidade que tem como objetivo estimular a cultura da responsabilidade administrativa, por meio de indicadores que possibilitem o aperfeiçoamento das decisões quanto à alocação dos recursos públicos, bem como maior Controle Social da Gestão Fiscal dos Municípios.

Composto por cinco indicadores: Receita Própria, Pessoal, Investimentos, Liquidez e Custo da Dívida, o índice tem como base de dados as estatísticas oficiais disponibilizadas anualmente pela Secretaria do Tesouro Nacional - STN, constituídas por informações orçamentárias e patrimoniais prestadas pelos próprios municípios.

Entenda a avaliaçao do IFGF, que varia entre 0 e 1. Ou seja, quanto mais próximo de 1, melhor a Gestão Fiscal do Município. Observe:
* Conceito A (Gestão de Excelência): Resultados superiores a 0,8 pontos.
* Conceito B (Boa Gestão): Resultados entre 0,6 e 0,8 pontos.
* Conceito C (Gestão em Dificuldade): Resultados entre 0,4 e 0,6 pontos.
* Conceito D (Gestão Crítica): Resultados inferiores a 0,4 pontos.

Outra importante característica é sua metodologia, que permite tanto comparação relativa quanto absoluta. Ou seja, o índice não se restringe a uma fotografia anual, podendo ser comparado ao longo dos anos, o que torna possível especificar, com precisão, se uma melhoria relativa de posição em um ranking se deve a fatores específicos de um determinado município ou à piora relativa dos demais.

A situação fiscal é difícil ou crítica para quase 65% dos municípios brasileiros, enquanto a excelência na Gestão Fiscal está restrita a 2% das cidades do país. As regiões Sul e Sudeste concentram os municípios com melhor qualidade de gestão fiscal, com 81 cidades entre as 100 melhores do Brasil.

Do lado oposto, aparecem Norte e Nordeste, com 93 municípios entre os 100 piores no que diz respeito à eficiência na gestão orçamentária das prefeituras. Os dados são do IFGDF criado pelo Sistema FIRJAN - INDÍCE FIRJAN DE GESTÃO FISCAL para avaliar a qualidade de Gestão Fiscal dos municípios brasileiros.

Portanto, o Município de Tejuçuoca através de uma GESTÃO PÚBLICA EFICIENTE E DEMOCRÁTICA, estabeleceu-se no 3º Lugar (no Ceará) referente ao Sistema FIRJAN que desenvolveu o Índice FIRJAN de Gestão Fiscal - IFGF. Ferramenta de Contabilidade que tem como objetivo estimular a cultura da responsabilidade administrativa e mostrar o quanto o município tem sido bem administrado e alocado seus recursos devidamente.  Ou seja, retrata o aperfeiçoamento das decisões, bem como o Controle Social da Gestão Fiscal.
ENTENDA O GRÁFICO:

O Município de Tejuçuoca obteve 0,7069 pontos no Índice FIRJAN. Ou seja, apesar de uma RECEITA PRÓPRIA (0,3428 pontos - Conceito D / GESTÃO CRÍTICA) pequena, a Prefeitura Municipal, através do Prefeito Edilardo, conseguiu realizar o melhor índice possível em INVESTIMENTOS (1 ponto - Conceito A / GESTÃO DE EXCELÊNCIA). Sempre observando e administrando, de forma responsável, o CUSTO DA DÍVIDA (0,8046 pontos - Conceito A / GESTÃO DE EXCELÊNCIA). E, ainda, uma Administração voltada para o emprego e renda, obteve em investimentos com trabalho, alcançou em GASTOS COM PESSOAL (0,7097 pontos - Conceito B - BOA GESTÃO). E, por fim, ressaltando a excelente economia municipal, através da LIQUIDEZ (0,7314 pontos - Conceito B / BOA GESTÃO).

Portanto, o Índice FIRJAN de Gestão Fiscal - IFGF mostra a realidade e o excelente trabalho desenvolvido pela Administração "É Trabalhando que Crescemos" no Município de Tejuçuoca, através de uma GESTÃO PÚBLICA EFICIENTE E DEMOCRÁTICA. Parabéns ao Gestor Edilardo Eufrásio e sua equipe por sempre estar a colocar a Terra do Bode no TOPO DE DESENVOLVIMENTO.

0 comentários:

Postar um comentário