segunda-feira, 19 de março de 2012

Governo começa a implantar chip nos veículos para fiscalização a partir de Junho.

Depois de muita polêmica, a partir de Junho, o Governo Federal começará a implantar o Sistema Nacional de Fiscalização Automática dos Veículos - SINIAV. O Sistema tem como função identificar, eletronicamente, automóveis, caminhões e motos. O trabalho caberá ao DETRANS de cada Estado, que terão um prazo de 2 anos para instalar a Etiqueta Eletrônica.

 

Segundo o Governo, o objetivo do Sistema é facilitar a fiscalização nas vias, e a implantação de vários serviços, além de organizar o trânsito nas grandes cidades. Ainda não foi divulgado o valor do serviço, mais poderá ser acima de R$20,00.

 

COMO FUNCIONA?

Instalada no pára-brisa do veículo, a tag-eletrônica é menos que o equipamento usado pelo "serviço sem parar", por exemplo. "Lembra aquelas asinhas dos pilotos de avião".

 

As estradas e avenidas passarão a ter pontos con antenas ligadas em pontos estratégicos, como, por exemplo, trevos e junções de pistas. Ao passar por eles, a antena capta as informações que são armazenadas num banco de dados e usadas por diversos órgãos.

 

MAIOR FISCALIZAÇÃO!

Claro que o temor de ser vigiado, o tempo todo, existe. E, de fato, poderá acontecer. carros com multas ou impostos atrasados serão identificados com mais facilidades e poderiam, na teoria, ser localizados em uma barreira policial.

 

O Sistema de Chip também pode, em tese, identificar um veículo acima da velocidade máxima num trecho mais extenso. Em vez de medir a velocidade apenas no instante em que o automóvel passa pelo sensor, como acontece hoje. No novo Sistema é possível cronometrar o tempo que ele levaria entre um ponto e outro do Sistema e, caso ele fosse menor que o do limite de velocidade, estaria configurada a infração. Ou seja, não bastaria apenas desacelerar ao ver o radar.

 

Caso alguém resolva retirar o chip, há um recurso de segurança que invalida o aparelho. Carros que não possuírem a etiqueta receberão multa grave e perda de 5 pontos na carteira. O Governo, também, estuda manter as informações levantadas pelos sensores, por alguns dias, a fim de ajudar a polícia na localização de carros usados em seqüestros ou fugas.

 

MINHA OPINIÃO!

Isso, aparentemente, parece ser mais um produto que estão querendo colocar no mercado com o intuito de gerar renda para o Governo pela venda o equipamento, propriamente dito. E, pela "máquina" de arrecadar através de multas de trânsito. E, ainda, ter o poder "quase que online" de cobrar os proprietários de veículos com, por exemplo, licenciamento atrasado.

1 comentários:

  1. Isso nada mais é do que uma tentativa de lucrar com algo que não foi criado para este fim.
    O projeto que resultou no SemParar foi desenvolvido no Brasil para acabar com o roubo de veículos por meio de chipagem de diversos componentes do veículo durante a produção e equipando as praças de pedágio com leitores conectados ao cadastro nacional de veículos roubados. Mas não passou no congresso, as fábricas, seguradoras e a Força Sindical e CUT não deixaram, pois tiraria a demanda de empregos do setor. Sem falar no lucro que a violência gera.

    ResponderExcluir