sábado, 19 de abril de 2014

Sábado de Aleluia: Grandioso silêncio na Terra!

O Sábado de Aleluia, também, conhecido como Sábado Santo, Sábado Negro e Véspera da Páscoaé o dia seguinte à sexta-feira Santa e anterior à Páscoa. É o último dia da Semana Santa, na qual os cristãos se preparam para a celebração da Páscoa. Nele se comemora o dia que o corpo de Jesus Cristo permaneceu sepultado no túmulo.
Ele, também, é por vezes chamado de Sábado de Páscoa, embora este título seja mais apropriado, no contexto do calendário religioso, para o Sábado da Semana da Páscoa.
Para alguns cristãos, particularmente os católicos, foi neste dia que a Virgem Maria, como Nossa Senhora das Dores, recebeu o título de 'Nossa Senhora da Solidão', uma referência ao profundo sentimento de solidão associado ao seu luto e tristeza.
Nas igrejas católicas romanas, todo o coro (inclusive o altar) permanece sem decoração nenhuma (a partir da missa da Quinta-feira Santa) e a administração dos sacramentos é bastante limitada. A Eucaristia depois do serviço litúrgico da Sexta-feira Santa é dada apenas aos moribundos. Batismos, confissões e a unção dos enfermos também podem ser administradas por que eles, como o viático, asseguram a salvação dos que estão para morrer.
As missas são limitadas e nenhuma é realizada na liturgia normal neste dia, embora a missa possa ser dita numa Sexta-Feira Santa ou no Sábado de Aleluia em casos extremamente graves ou numa situação solene com a autorização da Santa Sé ou do Bispo local.
Em termos litúrgicos, o Sábado Santo vai até às 18h00min (crepúsculo), quando se celebra a Vigília de Páscoa e se inicia, oficialmente, a Época da Páscoa. As rubricas afirmam que a vigília deve acontecer depois do anoitecer e terminar antes do amanhecer. O serviço pode começar com fogo e o acendimento do novo Círio Pascal.
Este dia, conhecido como Grande e Santo Sábado, é chamado também de Grande Sabá, pois foi neste dia que Jesus 'descansou', fisicamente, em seu túmulo. Mas acredita-se, também, que foi neste dia que ele, em espírito, desceu ao inferno e levou ao paraíso as almas dos justos que estavam ali e que morreram antes de seu tempo. À tarde, os fieis tradicionalmente se reúnem na igreja para a leitura completa dos atos dos Apóstolos. Antes da meia-noite, a vigília começa com o ofício da meia-noite. Então, todas as velas e luzes da igreja são apagadas e todos esperam no escuro e em silêncio a proclamação da Ressurreição de Jesus.

0 comentários:

Postar um comentário