quarta-feira, 23 de abril de 2014

Pão está 16,2% mais caro no Ceará.

Item, praticamente, obrigatório na mesa dos cearenses, o pão francês, mais conhecido no Estado como 'carioquinha', tem ficado cada vez mais pesado no bolso dos consumidores. Para se ter uma ideia, segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo - IPCA, de Março, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, nos últimos 12 meses o preço do produto subiu 16,23% em Fortaleza/CE, acima inclusive da média nacional para o período, que foi de 13,82%.
Além do carioquinha, os panificados em geral ficaram 12,56% mais caros em Fortaleza no acumulado dos últimos 12 meses encerrados em Março. Outro destaque negativo foi o pão doce, que registrou alta de 10,75% no período. "O principal insumo do produto, que é a farinha de trigo, sofreu reajuste de 20% ainda no ano passado e voltou a ficar 34% mais cara em Fevereiro último. O repasse foi inevitável", disse o Presidente do Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria do Ceará - SINDIPAN, Lauro Martins.
Como a farinha de trigo, também, é essencial para a fabricação do macarrão e dos biscoitos, esses produtos também ficaram mais caros, em Fortaleza, nos últimos 12 meses, quando registraram, respectivamente, aumentos de 5,64% e 4,92%. "Como a Argentina suspendeu a exportação da farinha de trigo para o Brasil, estamos trazendo a mesma de países como Canadá, Estados Unidos e Rússia. Isso aumenta os custos", explica Martins.
O Presidente do Sindicato da Indústria do Trigo do Ceará - SINDITRIGO, Eugênio Pontes, também culpa a farinha de trigo pelo aumento dos panificados. "Nas últimos semanas, a saca já subiu mais de US$30,00 a tonelada", diz.

0 comentários:

Postar um comentário