sábado, 12 de abril de 2014

Inscrições para o Programa Bolsa Atleta 2014 serão abertas na próxima segunda-feira (14).

A partir da próxima segunda-feira (14), estarão abertas as inscrições para o Programa Bolsa-Atleta do Ministério do Esporte para o ano de 2014 para as modalidades que pertencem aos programas dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos. Os interessados, em receber o benefício, terão até o dia 03 de Maio para efetuarem a inscrição online e, assim, participarem do maior Programa de patrocínio individual do planeta. A inscrição é referente a resultados alcançados em 2013 pelos competidores das seguintes categorias: Estudantil, Base, Nacional, Internacional e Olímpica/Paraolímpica.

Criado em Julho/2004 e regulamentado em Janeiro/2005, o Bolsa-Atleta passou de uma fase inicial de atendimento a 924 esportistas no primeiro ano de funcionamento para a realidade atual, onde 6.557 atletas foram contemplados no exercício de 2013, sendo 5.691 de esportes olímpicos e paraolímpicos, com nomes publicados na última listagem, em Julho/2013, enquanto a mais recente lista de atletas de esportes não-olímpicos, publicada em Dezembro, teve com 866 nomes. Os valores recebidos variam de R$370,00 a R$3.100,00 por mês, dependendo da categoria de bolsa.

"O Bolsa-Atleta está na fundação do esporte brasileiro de alto rendimento. Ele é talvez o mais importante Programa de apoio ao esporte de base no Brasil. Isso não é difícil de verificar porque não só os medalhistas olímpicos e paraolímpicos estão no Programa, mas os atletas que começam a se destacar também já vêm sendo apoiados. As bolsas Estudantil, de Base e Nacional abarcam, basicamente, a base do esporte brasileiro, uma vez que a bolsa Nacional é subdividida em categorias que abrangem atletas iniciantes das modalidades. Uma grande quantidade de jovens, embora disputem as competições estudantis, alcançam rapidamente bons resultados nas competições oficiais de níveis intermediários e principais, e por isso já ingressam no Programa pela categoria Nacional sem necessariamente passar pela Estudantil," destaca o Secretário Nacional de Esporte de Alto Rendimento do Ministério do Esporte, Ricardo Leyser.

Como a categoria Estudantil da Bolsa-Atleta atende unicamente jovens oriundos dos Jogos Escolares da Juventude, o Secretário explica que a categoria de Base da bolsa foi criada para suprir a demanda resultante da pequena quantidade de modalidades e da restrição de idade na categoria Estudantil. "Dessa forma, temos um leque maior de oportunidades para apoiar a base do esporte nacional", explica.

0 comentários:

Postar um comentário