sexta-feira, 21 de março de 2014

Sangra o primeiro açude no Estado do Ceará.

Localizado no Município de Baturité/CE e integrante da Bacia Metropolitana, o Açude Tijuquinha foi o primeiro do Ceará a atingir, nesta quinta-feira (20), a capacidade máxima de armazenamento em 2014, de acordo com monitoramento da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos - COGERH.

De pequeno porte, o Tijuquinha abastece os Municípios do Maciço de Baturité e sangrou com uma lâmina de água de 03 centímetros. Segundo a COGERH, 106 açudes estão com volume inferior a 30% da capacidade. Considerando todos os açudes do Ceará, o volume total de armazenamento está em 30,5%.

Dos 138 açudes monitorados pela COGERH em parceria com o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas - DNOCS, apenas outros 02 estão com volumes de armazenamento superiores a  90% de armazenamento: o Curral Velho, localizado em Morada Nova/CE, que atingiu volume de 95,76%; e o Gavião, localizado no município de Pacatuba/CE, que hoje está com 93,85% da capacidade total.

Segundo a COGERH, esses 02 açudes, dificilmente, ficam com volume abaixo de 90%, já que são responsáveis pelo equilíbrio do sistema de transposição de água que garante o abastecimento da Região Metropolitana de Fortaleza - RMF.

0 comentários:

Postar um comentário