quarta-feira, 19 de março de 2014

Dia de São José (19): Devoção e esperança.

São José, padroeiro do Ceará, é um santo popular e de forte devoção entre os sertanejos. Depois de 02 anos seguidos de seca, o Cearense, católico, está de olho no céu e com o coração voltado em preces para que ocorram intensas chuvas, hoje (19). Desde o último dia 10, que se celebram em todo o Estado, festas religiosas em louvor ao santo. São 19 paróquias, além de centenas de capelas espalhadas em vilas e distritos em todos os 184 Municípios.
Hoje (19), dedicado a São José é feriado no Ceará. Reza a tradição, que chover no dia do santo é sinal de bom inverno. A Fundação de Meteorologia e Recursos Hídricos - FUNCEME prevê, para hoje (19), a possibilidade de ocorrência de chuva em todo o Estado. Para a madrugada e manhã, nas regiões litorâneas e na Serra da Ibiapaba. No período da tarde e noite, nas regiões Jaguaribana, Centro e Sul.
O transcurso da festa do padroeiro do Ceará ocorre um dia antes da passagem do equinócio (quando o sol passa do Hemisfério Sul para o Norte e incide com maior intensidade sobre as regiões localizadas próximas à linha do Equador, assinalando mudança de estação - no Hemisfério Sul o início do outono) e no segundo mês da quadra invernosa (Fevereiro a Maio).
De acordo com a Meteorologista da FUNCEME, Dayse Morais, a ocorrência de chuva pode sofrer influência do equinócio. "Pode mudar as condições de tempo e provocar precipitações. Cientificamente, a ocorrência de chuva no Dia de São José não tem relação com bom inverno, pois já houve ano em que não choveu nessa data e houve uma boa quadra invernosa, como o contrário também já se verificou," declarou.
A FUNCEME registrou, ontem (18), véspera de São José, chuva em 86 Municípios. As maiores foram em Campos Sales (64mm), Uruoca (49mm) e Crato (47mm).
Alheio às explicações científicas, os Agricultores devotos de São José participam das celebrações que incluem novenas, procissões, caminhadas, ofícios e missas. Os festejos começaram no último dia 10 e serão encerrados hoje. "Depois de 02 anos seguidos de seca, o sertanejo reza fortemente pedindo um bom inverno. Essa expressão de religiosidade popular é rica e se renova a cada ano", afirma o vigário geral da diocese de Iguatu, padre Afonso Queiroga.

0 comentários:

Postar um comentário