quarta-feira, 19 de março de 2014

Deputado João Jaime (DEM) é eleito Presidente da Comissão das Obras contra a Seca.

O Deputado Welington Landim (PROS), destacou, em seu pronunciamento, ontem (18), o papel da Comissão da Seca, que se reuniu para escolher Presidente, Vice-presidente e Relator. O Deputado João Jaime (DEM) é o Presidente. A ideia do colegiado, que agora atuará de forma permanente, é identificar os problemas causados pela estiagem e encontrar solução para tais questões, além de fazer um acompanhamento in loco das intervenções feitas pelo Governo do Estado.
O Parlamentar salientou que, "ainda que as dificuldades do homem do campo sejam grandes, muito foi feito pela atual gestão de Cid Gomes. Nunca se buscou tanta água no Interior, embora se tenha lugar necessitando ainda. Nunca se fez tanta adutora. É no momento de seca, de adversidade, que acontece em maior velocidade a resolução dos problemas. Enalteço as intervenções importantes para o Estado o Eixão das Águas, obra federal em parceria com o Governo do Estado, um canal a céu aberto que liga o açude Castanhão ao Complexo Industrial e Portuário do Pecém, via Fortaleza. A obra irá assegurar 30 anos de tranqüilidade no abastecimento para a região metropolitana e indústrias. Nunca se fez tanta adutora. E a seca vem acontecendo. Os problemas são muito maiores do que em outros Governos. Só se sabe como está a situação quem é do Interior e quem convive com tudo isso. As pessoas da Capital nem querem chuva. Mas, no Interior a sobrevivência das pessoas depende disso. O Governador Cid Gomes está deixando 03 vezes mais daquilo do que ele recebeu. Temos que registrar a Transposição do Rio São Francisco que foi um gargalo de uma vida. É uma obra de mais de 150 anos, e temos que reconhecer que foi o Presidente Lula quem retomou e que a Presidenta Dilma continuou. É preciso cobrar agilidade nas obras. A ampliação dos trabalhos; conforme disse, seria um grande gesto para com o Nordeste da Presidenta Dilma."
No fim da tarde ficou definida a composição da comissão de Acompanhamento das Ações Contra a Seca no Estado do Ceará. Foram eleitos, por unanimidade, o Deputado João Jaime (DEM) a Presidente, Professor Pinheiro (PT) a Vice-presidente e Welington Landim (PROS) a Relator. A nova comissão é fruto da Comissão Especial da Seca, que foi encerrada em Dezembro/2013.
Farão parte da Comissão, além dos eleitos, os Deputados Júlio César Filho (PMDB), Daniel Oliveira (PMDB) e Roberto Mesquita (PV). Mirian Sobreira reclamou que nenhuma mulher faz parte do novo colegiado. "Na formação de comissão sempre as mulheres estão excluídas. Além de respeito, nós queremos participação. Não viemos para cá para brincar de bonecas."
Landim defendeu "que o Regimento Interno da Casa estabelece o respeito à proporcionalidade partidária e não de gênero, mas se desculpou. Cometi o erro de não verificar se havia alguma mulher no colegiado e o Presidente decidiu esses nomes. A nova Comissão terá caráter permanente de acompanhamento das ações do Poder Executivo relacionadas à estiagem. Será utilizado como base o relatório produzido pela Comissão Especial a respeito das ações necessárias para o combate à seca, como a construção de açudes. Agora nós poderemos acompanhar a sugestão que nós demos (no relatório) em cada região. Já temos conhecimento de que algumas sugestões estão em andamento. Embora nós estejamos em um momento promissor de chuvas em todo o Estado, isso não é a regra. Infelizmente, a gente tem que se preparar para uma situação mais emergente", disse Landim.
Idemar Citó (DEM), "lamento a falta de planejamento por parte do Governo Federal que não há vontade política para conclusão das obras. Quantas obras iniciadas para a Copa e nenhuma concluída. A Presidenta gosta de anunciar as obras, mas os recursos não chegam", ressaltou.
Já Roberto Mesquita (PV), "afirmo que o Ceará é um Estado pobre, com Prefeituras que vivem 'de pires nas mãos', procurando sempre o apoio do Governo Federal."

0 comentários:

Postar um comentário