sexta-feira, 28 de março de 2014

Açude Boqueirão, em Tejuçuoca, terá apenas 3,3% da capacidade total de armazenamento.

A maior crise nos últimos 20 anos na Bacia Hidrográfica do Curú está fazendo com que a Companhia de Gestão e Recursos Hídricos - COGERH adote medidas rigorosas na oferta de água. O objetivo é garantir o abastecimento humano de mais de 300 mil pessoas dos Municípios de General Sampaio, Tejuçuoca, Pentecoste, Umirim, São Gonçalo do Amarante, São Luis do Curú e outras cidades da região.
Na última reunião do Comitê de Bacias, realizando em Pentecoste/CE, Técnicos do órgão apresentaram uma planilha de ações que serão adotadas para assegurar água para o consumo das famílias.
Serão retiradas as gaiolas dos açudes General Sampaio, Caxitoré e Frios em Umirim/CE e Pereira de Miranda em Pentecoste/CE. "O nosso compromisso agora é com o consumo humano. Vamos retirar as gaiolas dos açudes para melhorarmos a qualidade da água'', explica o Técnico Reginaldo Lima.
A medida tem sido acolhida com bastante reflexão, por parte dos pescadores criadores. Benedito Sales Sobrinho, disse que existem 100 gaiolas no açude Caxitoré, mas que agora a prioridade é com água para matar a sede do povo. "Um total de 16 pescadores ficarão sem emprego. Mas nós entendemos essa medida'', frisou Benedito.
Somente no Pereira de Miranda se encontram 416 gaiolas sob o espelho da água. Em General Sampaio são 100 gaiolas. "O órgão tem como missão o gerenciamento das águas. Trazer de onde tem para onde não tem. A Bacia do Curú já enfrenta 05 anos de seca e isso deixa uma série de prejuízos para os moradores do seu entorno'', salienta Reginaldo.
O Técnico apresentou à reportagem uma planilha de simulação de esvaziamento dos 05 açudes da Bacia. No próximo dia 31 de Março, o açude General Sampaio que tem capacidade para 322,2 milhões de metros cúbicos, estará apenas com 27 milhões/m, o que representa 8,4% de sua capacidade hoje. O General Sampaio chega ao volume morto com 8,4 milhões/m.
Já o Pereira de Miranda com capacidade para 360 milhões de metros cúbicos, na mesma data terá uma cota de 13,6 milhões/m, o equivalente a 3,8% de toda a sua capacidade. Ele entra no volume morto com 9,2 milhões/m.
O Caxitoré com capacidade de 202 milhões de metros cúbicos, no dia 31 de Março, estará com 18,9 milhões de m, só 9,4% do total. Chega no seu volume morto com 7 milhões de metros cúbicos.
O reservatório Frios com cota máxima de 33 milhões de metros cúbicos, estará segundo a simulação da COGERH com 2,9 milhões/m, um percentual de 8,8% do total. O volume morto atinge apenas 1,2 milhão/m.
O açude Boqueirão, em Tejuçuoca, tem capacidade para 28 milhões/m e se encontra com apenas 933 mil/m. Esse já está abaixo de seu volume morto que é de 980 mil/m e deverá ter, em 31 de Março, 3,3% da capacidade total.
"São medidas que precisam ser adotadas com urgência, porque a situação não estar para brincadeira. Nesse momento nós encontramos dificuldades para colocarmos na torneira uma água de qualidade para a população'', diz Reginaldo.
Nos Perímetro Curú - Pentecoste, Curu-Paraipaba, a idéia é desativar 220 bombas de irrigação. As culturas irrigadas compreendem um total de 7.442,77 hectares. No General Sampaio a área total é de 5.016 hectares, sendo 1.444ha de área irrigável e 3.572 de área de sequeiro. "É um problema que precisa ser administrado. Se nós deixarmos os projetos de piscicultura e irrigação do Pereira de Miranda na estaca zero, nós teremos água para o consumo humano até o dia 1º de Janeiro de 2015. No caso do Município de General Sampaio, usando as mesmas medidas de economia hídrica, o consumo humano, já incluindo as adutoras de Apuiarés, Caridade, Paramoti e Canindé, a água chegaria também ao dia 1º de Janeiro de 2015'', finalizou.

0 comentários:

Postar um comentário