segunda-feira, 31 de março de 2014

Chuvas no Estado do Ceará.

O Sol forte deu uma trégua, neste fim de semana, em 58 Municípios Cearenses onde foram registradas chuvas. A maior delas foi na cidade de Palmácia, na região do Maciço de Baturité, onde a pluviometria mediu 39mm.
Segundo as previsões da Fundação Cearense Meteorologia e Estatística - FUNCEME para, este último fim de semana, as precipitações foram ocasionadas devido a uma proximidade de um ramo da Zona de Convergência Intertropical - ZCIT, deixando as regiões com nebulosidade variável e com chuvas ao longo do dia de ontem (30).
Em Russas, na região do Vale Jaguaribano, as chuvas foram intensas e rápidas ao longo do sábado (29). Pela manhã fez sol, porém à tarde moradores de diversos bairros foram pegos de surpresa com as fortes pancadas de chuva, que duraram cerca de 30 minutos. Muitos moradores de diversos bairros aproveitaram para tomar banho nas bicas pelas ruas, já que as últimas semanas foram de forte calor.
No domingo (30), o tempo ficou nublado durante todo o dia e choveu no fim da tarde. O volume registrado no posto do Capim Grosso, em Russas, foi de 18mm na manhã de ontem (30). Não houve informações de quantos milímetros choveu no Centro da cidade, de acordo com o mapa. A maior chuva registrada no Vale do Jaguaribe, segundo a FUNCEME, foi no Município de Iracema, onde choveu 31mm.
Houve precipitações, também, nos Municípios de Limoeiro do Norte (30,6mm), Fortim (20mm), Itaiçaba (14,2mm) e Limoeiro do Norte (11,5mm). Na sexta-feira (28) e no sábado (29), ocorreram boas precipitações em Crateús, na região dos Inhamuns, chegando a atingir 120mm em alguns locais na zona rural.
No domingo (30), o dia permaneceu nublado e houve registro de precipitações de 10mm no distrito de Monte Nebo. Porém, a situação de abastecimento de água na cidade ainda continua preocupante, já que as chuvas até então não foram suficientes para a recarga dos grandes reservatórios.
De acordo com o Coordenador da Defesa Civil Municipal, Teobaldo Marques, "o quadro é crítico, já que, além das chuvas serem insuficientes, a ocorrência nos últimos dias tem sido em locais que não atingem o Açude Carnaubal, que abastece a cidade."
A região do Cariri registrou poucas chuvas nas últimas horas. No Município de Missão Velha choveu apenas 36,8mm. A falta de precipitações em Juazeiro do Norte favoreceu a continuidade das obras de reparo e reconstrução de vias públicas que foram danificadas pelas precipitações caídas nos meses de Fevereiro e Março.
As regiões mais atingidas estão nos bairros São José, Novo Juazeiro, Betôlandia Tiradentes e Mutirão. O Município encontra-se em estado de emergência devido à quantidade de áreas danificadas.
Na Zona Norte choveu em 16 Municípios, sendo que o maior registro ficou em 28mm em Uruoca, e os demais numa média entre 5mm e 15mm. Não houve registro de ocorrências graves devido a chuvas na região. No Centro-Sul choveu em poucos Municípios, o maior volume foi registrado em Milha (27mm). As precipitações, também, atingiram o Sertão Central, chovendo em Quixeramobim (24,3mm), Ibaretama (21,4mm) e Quixadá (10,1 mm).
Para hoje (31) e amanhã (1º), a nebulosidade variável e a possibilidade de pancada de chuvas deverão permanecer em vários Municípios do Estado, segundo indica as previsões da FUNCEME. De acordo com a previsão, a instabilidade atmosférica aumenta no decorrer do dia, devido à proximidade de um ramo da ZCIT sobre o norte do Nordeste brasileiro. Desta forma, o ambiente atmosférico segue favorável para a ocorrência de chuvas em todas as regiões cearenses até esta terça-feira (1º).
As maiores chuvas registradas até as 07h00min, de ontem (30), foram nos Municípios de Palmácia (39mm), Missão Velha (36,8mm), Iracema (33mm), Limoeiro do Norte (30,6mm), Uruoca (28mm), Milhã (27mm), Antonina do Norte (25,4mm) e Quixeramobim (24,3mm).

0 comentários:

Postar um comentário