sexta-feira, 28 de março de 2014

Burocracia atrasa as obras de construção das cisternas de placas em todo o Estado do Ceará.

A Secretaria de Desenvolvimento Agrário - SDA corre contra o tempo para construir e instalar sistemas de abastecimento de água, cisternas de placa e de polietileno em localidades rurais do Ceará. O Titular da SDA, Nélson Martins, vem solicitando parcerias com os Municípios e reconheceu que não vai dar tempo concluir os Projetos até o fim da quadra invernosa deste ano, em Maio.
O Ceará enfrenta 02 anos seguidos de seca, considerada uma das maiores dos últimos 50 anos. Em vários Municípios há dificuldades de abastecimento de água. Açudes e poços secaram. Carros-pipas atendem milhares de moradores. Neste ano, as chuvas permanecem abaixo da média e o quadro é de preocupação ante a possibilidade de um novo período de estiagem.
No campo, as famílias aguardam os Projetos de Abastecimento, mas a burocracia e a necessidade de licitações têm contribuído para retardar a construção de sistemas de distribuição de água e construção de cisternas de placas. Em Março/2013, na cidade de Acopiara/CE, por ocasião da solenidade anual de lançamento do Projeto São José, o Governo do Estado entregou dezenas de certificados aos Prefeitos como anúncio e garantia de implantação das unidades de captação de água da chuva.
Decorrido 01 ano, a construção das cisternas ainda não começou em muitos Municípios. Iguatu é um exemplo. Serão implantadas 1.840 cisternas de placas, mas somente agora o serviço vai começar. "O nosso esforço é para universalizar o Programa. Sabemos que não vai dar tempo as cisternas pegar água até o fim do inverno, mas pedimos a parceria, a ajuda das Prefeituras nesse Projeto," disse Nélson Martins.
Em 31 Municípios do Estado, o Governo vai implantar 19.586 cisternas de placa, de acordo com o mais recente convênio firmado com o Ministério do Desenvolvimento Social - MDS. De 2007 até este ano já foram implantadas no Ceará, 170 mil cisternas de placas. A SDA, também, faz esforço para a implantação das cisternas de polietileno que já estão nos Municípios.
O Secretário Nélson Martins destacou que os Projetos de abastecimento d'água que estão sendo executados pelo Estado, em parceria com o Governo Federal, vão universalizar o acesso à água em todo o Ceará até o final de 2014. "Estamos somando esforços para autorizar todas as obras de abastecimento d'água que estão previstas no Programa Água Para Todos. A prioridade é a liberação de projetos de abastecimento d'água para garantir a convivência com a seca. E, nada impede que os Municípios apresentem os seus Projetos para serem contemplados com esses recursos", disse Martins.

0 comentários:

Postar um comentário