sexta-feira, 21 de março de 2014

Prefeitura Municipal de Tejuçuoca oferece, gratuitamente, testes rápidos de HIV e Sífilis.

O Governo conseguiu vitória na Justiça, para o Programa Nacional do Teste Rápido para HIV e Sífilis, ou seja, uma ação que ameaçava o Programa destinado às pessoas com maior vulnerabilidade ao vírus, como gays, profissionais do sexo, travestis, transexuais e usuários de drogas.

Representantes da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas - SBAC tentaram limitar a aplicação do teste, alegando que apenas farmacêutico, médico patologista e biomédico estariam aptos a realizar o teste; todavia, a 17ª Vara Federal reconheceu que os testes rápidos podem ser feitos por profissionais da saúde de nível superior. Para a Justiça Federal, "não há óbice legal para que profissionais de saúde, de uma forma geral, possam realizar os testes rápidos".

De acordo com a Assessoria do Ministério da Saúde, a política foi planejada para que os testes sejam usados em um estágio inicial do diagnóstico, que não precisa ser feito em ambiente laboratorial. Isto é, a idéia é ampliar e tornar mais acessíveis os instrumentos para que a população consiga identificar a doença o mais rápido possível. O kit do teste rápido apresenta o resultado em até 30 minutos.

Portanto, seguindo orientações do Governo Federal através do Programa Nacional do Teste Rápido para HIV e Sífilis, o Município de Tejuçuoca por intermédio da Equipe do Programa Saúde da Família - PSF (Sede I), realiza os testes de HIV e Sífilis em tejuçuoquenses.

Dentre toda a equipe participante podemos destacar a presença da Secretária de Saúde Jocelma Barreto e da Enfermeira Ana Maria Barroso Coelho.

0 comentários:

Postar um comentário