sexta-feira, 21 de março de 2014

ELEIÇÕES 2014: Partido dos Trabalhadores - PT exclui o Ceará de aliança com o PMDB.

Os dirigentes nacionais do Parido dos Trabalhadores - PT se reuniram, nessa quinta-feira (20), em Brasília/DF, para avaliar o cenário da disputa eleitoral nos Estados. Ao final do encontro, o Diretório Nacional traçou um quadro com a perspectiva de lançamento de candidatos a Governador em 11 Estados e aliança com o PMDB em outros 07. A lista de Estados com articulações para um acordo com o PMDB exclui o Ceará, onde o PT ratifica as negociações com o PROS.
O PMDB, ao lado do PROS e PT, integra a aliança que dá sustentação ao Governo Cid Gomes (PROS). Há, porém, conflitos na corrida à sucessão estadual. O senador Eunício Oliveira se lançou pré-candidato ao Palácio da Abolição e chegou a declarar que, com ou sem o apoio de Cid Gomes, estará na disputa eleitoral. O Secretário de Saúde do Estado, Ciro Gomes, disse, porém, que o candidato do grupo sairá do PROS, o que deixou Eunício Oliveira desapontado e, ao mesmo tempo, mais distante de se tornar o nome apoiado pelos irmãos Ferreira Gomes.
Cid vem aprofundando conversas com os dirigentes regionais do PT. O interlocutor das articulações é o Deputado Federal José Nobre Guimarães, que tem o controle do Diretório Estadual e é pré-candidato ao Senado. Guimarães tem, também, o aval do comando nacional do PT para priorizar a aliança com o PROS.
No Ceará, a cúpula do PT sinaliza que vai fechar com o PROS, do atual Governador, Cid Gomes, e não se aliará à candidatura do líder do PMDB no Senado, Eunício Oliveira. A tendência é que a Presidenta Dilma Rousseff tenha um palanque duplo (PROS e PMDB) na campanha à sua reeleição à Presidência da República.
Eunício Oliveira articula uma aliança informal com o PSDB para não jogar a petista no palanque do candidato Cid Gomes. Um chapa com os tucanos agradaria o presidente nacional da PSDB, Senador Aécio Neves (MG), que tenta emplacar nas próximas eleições o nome de Tasso Jereissati para o Senado.

0 comentários:

Postar um comentário