sábado, 22 de março de 2014

ENEM 2014. Já é hora de se preparar...

Atenção, vestibulandos, hora de começar a se preparar para o Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM 2014. O exame, que acontecerá no mês de Outubro, promete anunciar seu cronograma no final de Março; mas, quem quiser sair na frente não deve perder tempo, os estudos devem começar desde já.
Para quem vai fazer o ENEM pela primeira vez, ou para aqueles que já fizeram, mas desejam melhorar, vamos dar algumas dicas de preparação. Estas dicas vêm direto dos melhores candidatos do ENEM 2013.
01. Aproveite as aulas ao máximo e estude em casa.
02. Se estiver na escola ou fazendo cursinho, aproveite ao máximo suas aulas, preste muita atenção e tire suas dúvidas com os Professores. Em casa reforce os estudos, planeje e divida as matérias e use um tempo extra com as que mais tiver dificuldade.
03. Tenha um horário para estudar.
04. Organize seu dia e escolha um horário para estudar, opte pelo horário em que tenha mais disposição. Faça, também, um plano de quais matérias serão estudadas em cada dia e separe o material antes pra não perder tempo.
05. Leia. A leitura é muito importante para quem vai prestar o ENEM, principalmente, pela redação. Além de aumentar o vocabulário, melhorar a escrita e a agilidade, a leitura de diversos tipos de materiais e assuntos variados ajuda a manter a atualização, já que o tema da redação é sempre baseado a acontecimentos do dia-a-dia.
06. Cuide da saúde, também. Não adianta deixar de dormir ou comer para estudar, o corpo precisa estar saudável para prestar o ENEM, portanto cuide de sua saúde, também.
07. Faça resumos. Enquanto estuda faça anotações, resumos sobre a matéria, principalmente os pontos mais importantes, isso ajuda a memorizar e será muito útil no último mês de preparação, quando é chegada a hora de revisar.
08. Treine a redação. Conheça as regras para a redação e treine fazendo várias por semana, com assuntos variados. Se possível, peça para um Professor corrigí-las.
09. Faça simulados. Alguns colégios, e até mesmo sites, fazem simulados do ENEM, se não conseguir acessá-los, uma forma interessante é pegar provas de outros anos. Os simulados ajudam, entre outras coisas, a treinar o tempo e a tensão da prova.
10. Relaxe. Não só de estudos vive um vestibulando, tire um tempo para descansar, sair com os amigos, fazer atividade física, relaxar. Não deixe que o stress tome conta.

0 comentários:

Postar um comentário