quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Conta de luz deve subir 4,6%, diz ANEEL.

Se depender da Agência Nacional de Energia Elétrica - ANEEL, o Consumidor deverá pagar mais caro pela conta de luz. O órgão regulador irá colocar em audiência pública, a partir desta quinta-feira (13) até o dia 16 de Março, a proposta de reajuste de 4,6% nas tarifas. Segundo a ANEEL, "o aumento deverá cobrir o déficit de R$5,6 bilhões na Conta de Desenvolvimento Energético - CDE. Os valores serão repassados às tarifas dos Consumidores nas datas de reajuste anual das concessionárias."
Porém, não será incluso na tarifa dos consumidores deste ano as despesas feitas em 2013 com uso de termelétricas. De acordo com relatório da própria agência esses gastos fecharam 2013, em aproximadamente, R$10 bilhões.
O Consultor da Federação das Indústrias do Estado do Ceará - FIEC, Jurandir Picanço diz, "observo que o Governo afasta a oportunidade de racionamento por temer que a sociedade interprete mal a iniciativa. Pois, o Governo prefere assumir os custos com os recursos dos tesouros, mas quem paga é a gente. Os gastos com a térmica são muito altos e, ainda, ajuda a poluir o ambiente. O racionamento deveria ser uma medida obrigatória", enfatiza.

0 comentários:

Postar um comentário