domingo, 2 de fevereiro de 2014

Com a chegada das primeiras chuvas é salutar preparar a cisterna para receber a água.

A chuva é a principal fonte de recursos para o armazenamento de água em cisternas de polietileno. Em período de estiagem, como a vivenciada atualmente pelo sertanejo, estar preparado para captar os recursos de pequenas pancadas pode assegurar ao homem do campo água potável por alguns dias. Na última sexta-feira (31), por exemplo, choveu em 113 Municípios (61%) do Ceará, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos - FUNCEME.
Para que o armazenamento possa ser feito corretamente, é conveniente que a cisterna de polietileno receba limpeza interna, eliminando todo o tipo de substância ou sujeira que pode estar depositada na parede lateral do reservatório. É importante lembrar que a higienização deve ser realizada com o tanque vazio. A parte interna pode ser limpa com o auxílio de um pano úmido, utilizando uma solução de água sanitária (hipoclorito de sódio), eliminando desta forma qualquer tipo de material que se acumule no reservatório. Para segurança e proteção da água, a tampa deve sempre ser mantida fechada.
As cisternas não exigem manutenções de pintura. Além disso, pelo tipo de material – o polietileno –, não racham e não trincam. Para tanto, é necessário evitar que o reservatório sofra sobrecarga de carros, carroças, animais. Também não é recomendável subir na cisterna.
É importante, ainda, evitar ações de cursos de água, lençol freático e áreas alagadiças. Caso exista qualquer uma dessas situações, é necessário desviar ou dar um fim a essa água para evitar que o aterro ao redor da cisterna seja transportado.
Para a fabricação das cisternas distribuídas pelo Governo Federal, a empresa responsável, Acqualimp, utiliza resina de polietileno adequada para suportar as altas temperaturas observadas na região. O material se funde apenas a uma temperatura de 147°C, sendo que na região a temperatura oscila em torno de 50°C em períodos mais quentes. Os equipamentos possuem vida útil de, aproximadamente, 35 anos.
A fabricante das cisternas de polietileno, criou uma linha de telefone gratuita pela qual os beneficiados pela iniciativa federal podem tirar dúvidas sobre como realizar a limpeza e manutenção dos equipamentos. O número é 0800-081-6060; e, está disponível de 2ª a 6ª das 08h00min às 17h00min.

0 comentários:

Postar um comentário