sábado, 15 de fevereiro de 2014

A Campanha de Vacinação contra o sarampo foi prorrogada até amanhã (16).

A campanha de vacinação contra o sarampo na Capital atingiu, até a última quinta-feira (13), 76% de cobertura, com um total de 121.927 crianças de 06 a 11 meses; e, de 01 a menores de 05 anos vacinadas. Para intensificar o trabalho de imunização, um posto de saúde em cada uma das 06 Secretarias Executivas Regionais - SER's abrirá neste sábado (15) e domingo (16). A campanha tem como meta vacinar 160.551 crianças.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde - SMS, 100% das crianças na faixa etária de 06 meses a menores de 01 ano já foram vacinadas, o que corresponde ao total de 19.386 imunizações. Contudo, a campanha segue com o objetivo de aplicar uma dose da vacina nas crianças de 01 ano a menores de 05, independentemente da quantidade de doses tomadas por elas anteriormente.
Pessoas fora da faixa etária prioritária poderão se vacinar durante a próxima semana, mediante apresentação do cartão de vacinação. Já o usuário que não possuir este documento poderá ser imunizado somente após o término da campanha. A SMS lembra que mulheres que tiveram filho recentemente deverão ser vacinadas para que, durante a amamentação, o bebê possa ser protegido.
O Infectologista Pediátrico do Hospital São José de Doenças Infecciosas, Robério Leite, esclarece: "As crianças com menos de 01 ano são as com maiores riscos de ter a doença, por ainda não terem a imunidade da vacina. O sarampo deixa essas crianças com a imunidade baixa. Dessa forma, elas podem acabar tento pneumonia. Durante um surto, é importante que a vacina seja oferecida também para os pequenos com menos de um ano. Quanto mais crianças forem vacinadas existe uma chance menor do vírus se espalhar. O modo de contágio é parecido com uma gripe, ou seja, o vírus pode ser transmitido pelas gotículas eliminadas no espirro ou tosse. Os sintomas devem aparecer somente cerca de 10 dias após o contágio, como febre alta, tosse, coriza ou conjuntivite. As manchas vermelhas, característica da doença, aparecem somente 04 dias depois dos primeiros sinais. Recomendamos não levar as crianças com febre para a escola e nem os adultos irem ao trabalho com esses sintomas", explicou."

0 comentários:

Postar um comentário