sábado, 15 de fevereiro de 2014

Chuva de 104mm causa alagamento no Interior

As chuvas que caíram por quase toda a madrugada e parte da manhã de ontem (14), em Farias Brito/CE, na região do Cariri, fizeram com que o volume das águas da barragem de Cariutaba, na zona rural do Município, voltasse a subir. Os moradores da comunidade localizada às margens do reservatório foram surpreendidos pela força da correnteza, que levou grande quantidade de água para dentro das residências.
Pela manhã, dezenas de pessoas saíram pelas ruas alagadas em busca de ajuda. Duas paredes de um prédio comercial abandonado caíram devido à força das águas que invadiram o local. Não houve registros de mortes ou de acidentes. Houve dificuldade de comunicação através de sistemas de telefonia móvel e fixa.
As precipitações na região registraram cerca de 104mm. Conforme dados da Fundação Cearense de Meteorologia - FUNCEME, somente em Fevereiro, já foram registrados 391,6mm de chuvas na localidade. O índice normal de pluviometria no posto de Cariutaba é de 21,1 mm para o período. Somadas as precipitações em todo o Município, os índices de chuvas registradas, em Fevereiro, atingem 732,2mm.
A Prefeitura de Farias Brito informou que irá prestar atendimento às famílias que solicitarem auxílio. Uma reunião com a Defesa Civil do Município deverá ser realizada com a finalidade de ser criado um plano emergencial de atendimento à população, caso as chuvas continuem.
As chuvas, também, dificultaram o trânsito na estrada vicinal que liga a comunidade à sede do Município, distante cerca de 18km. O trecho de acesso à região de Cajueiro, também, foi prejudicado. Uma parte da estrada que liga a comunidade aos Municípios de Jucás e Cariús acabou cedendo fazendo surgir um grande buraco. Passagens molhadas que garantem o tráfego no interior do Município permaneceram encobertas pelas águas durante grande parte do dia.
O Município de Várzea Alegre, também, registra prejuízos pelas fortes precipitações. Em alguns locais da zona rural, comunidades estão em estado de alerta.
Com as chuvas, a maioria das estradas vicinais do Município apresentam dificuldades de trânsito. Na manhã de ontem (14), um ônibus de transporte escolar de estudantes acabou atolando na região de Umari dos Trindades. O veículo transportava estudantes de Queixado, Baixio Verde, Taquari, Cajazeiras e Umari.
No início da semana, a intensidade das chuvas resultou no rompimento da parede do Açude dos Fiúza, na localidade de Sítio Chico. A força das águas destruiu cercas e levou equipamentos de irrigação. Uma estrada próxima ao local onde o açude foi construído foi destruída. Não houve registros de mortes.
As chuvas, também, têm ocasionado aborrecimentos à população de Juazeiro do Norte. No bairro Lagoa Seca, os alagamentos são constantes. Ruas do Centro e de bairros periféricos apresentam pontos de alagamento.

0 comentários:

Postar um comentário