segunda-feira, 13 de maio de 2013

Seca promove mobilização em todo Nordeste.

Os nove Estados do Nordeste se mobilizam, nesta segunda-feira (13), para chamar a atenção do País para a difícil situação de seca que muitos Municípios enfrentam; e, as conseqüências dela para a economia e para a vida da população. A Mobilização Nacional pelo Nordeste é uma articulação da Confederação Nacional dos Municípios - CNM com entidades municipais representantes de cada Estado. Em Fortaleza/CE, a Associação dos Municípios do Estado do Ceará - APRECE organiza uma assembléia extraordinária na tarde de hoje (13).

A seca que a região Nordeste enfrenta, em 2013, é considerada a maior dos últimos 50 anos, com mais de 1,4 mil Cidades afetadas, de acordo com levantamento feito pela CNM. Uma pesquisa com 124 dos 184 Municípios Cearenses mostra que 95% dos Gestores afirmam que seu Município sofre com os problemas da estiagem, e 51% gasta, em média, R$50 mil com a compra de água para atender, principalmente, ao consumo humano.

Em Fortaleza, a programação pela Mobilização Nacional pelo Nordeste acontece em uma assembléia extraordinária marcada, para as 15h00min, na sede da APRECE, com o objetivo de debater questões ligadas à seca. Segundo a APRECE, a meta é paralisar as atividades das Prefeituras Municipais Cearenses, mantendo apenas os serviços considerados essenciais, como saúde, educação e limpeza pública. Após o Encontro, os Gestores Municipais seguem para Brasília com as reivindicações municipalistas.

Na terça-feira (14), após as mobilizações, as entidades aguardam uma audiência com os Presidentes da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) e do Senado Federal, Renan Calheiros (PMDB-AL), para mostrar os resultados do levantamento e cobrar apoio efetivo do Parlamento.

O Presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, destaca que esse trabalho é um projeto de longo prazo e que não há a pretensão de resolver a situação imediatamente. "O problema da seca é histórico, é recorrente. Nós temos de trabalhar para obrigar os Governos a tomar consciência de que não adiantar passar eleição após eleição usando a seca para fazer voto", diz Ziulkoski.

Em encontro prévio dos Gestores Municipais, em Maceió/AL, no dia 30 de Abril, foi elaborada a Carta de Alagoas, que explica os motivos dos Prefeitos a se mobilizarem. Na carta, eles "lamentam a não inclusão dos Municípios como agentes executores e demonstram sua insatisfação diante da falta de respostas do Governo Federal a reivindicações já feitas e que, se implementadas, já poderiam ter mudando a triste e cruel realidade por que passam quase 10 milhões de pessoas de forma direta".

A Presidenta Dilma Rousseff chegou a anunciar, no começo de Abril, um conjunto de medidas para combater os efeitos da seca no Nordeste. Ajuda que, segundo a CMN, "não se vê chegar aos Municípios afetados."

Maiores informações:
APRECE.
Av. Oliveira Paiva, 2621. Cidade dos Funcionários. Fortaleza.
Telefone: (85)4006.4000

0 comentários:

Postar um comentário