segunda-feira, 20 de maio de 2013

II Conferência Municipal de Educação de Tejuçuoca.


A educação brasileira estará em foco. Vem aí a II Conferência Municipal de Educação de Tejuçuoca. Na história das políticas públicas nacionais para a educação, a participação da sociedade tem sido de extrema importância. Portanto, amanhã (21), a Secretaria Municipal de Educação coordenará a discussão de temas relacionados à educação brasileira.

Nesse Encontro será analisado os eixos temáticos elaborados pelo Fórum Nacional de Educação no Documento-Referência. Este documento servirá de base para os debates, municipais, estaduais e regionais, visando o estabelecimento, consolidação e avanço das políticas públicas para a educação nacional.

O Documento-Referência está organizado em sete eixos:
* Eixo I – O Plano Nacional de Educação e o Sistema Nacional de Educação: Organização e regulação.
* Eixo II – Educação e Diversidade: Justiça social, inclusão e direitos humanos.
* Eixo III – Educação, Trabalho e Desenvolvimento Sustentável: Cultura, ciência, tecnologia, saúde e meio-ambiente.
* Eixo IV – Qualidade da Educação: Democratização do acesso, permanência, avaliação, condições de participação e aprendizagem.
* Eixo V – Gestão Democrática, Participação Popular e Controle Social.
* Eixo VI – Valorização dos Profissionais da Educação: Formação, remuneração, carreira e condições de trabalho.
* Eixo VII – Financiamento da Educação: Gestão, transparência e controle social dos recursos.

É desejável que não somente as pessoas envolvidas, diretamente, com a educação participem desses momentos, mas sim que haja participação de representações dos mais variados setores da sociedade.

O resultado desses debates, constituirá um Documento-Base que será o objeto de discussão na II Conferência Nacional de Educação - CONAE, que ocorrerá, em Fevereiro de 2014, em Brasília.

As contribuições desta Conferência resultarão em objeto de deliberação, garantindo as diretrizes da formulação e materialização de políticas de Estado, sobretudo na construção de um Plano Nacional de Educação - PNE e de suas políticas, programas e ações, incluindo os planos estaduais, distrital e municipais de educação, e fornecendo as bases para a criação e consolidação do Sistema Nacional de Educação.

Não perca essa chance de participar da construção de novos rumos para a educação nacional.

Portanto, a Prefeitura Municipal de Tejuçuoca, através da Seretaria de Educação tem a honra de convidar a todos para participar da II Conferência Municipal de Educação que realizar-se-á, amanhã (21), a partir das 08h00min, no Centro Interescolar.

Maiores informações:
Secretaria Municipal de Educação.
Coordenação: Berenice Santos.

0 comentários:

Postar um comentário