terça-feira, 7 de maio de 2013

Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe foi prorrogado até o dia 10 de Maio.

A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe que se encerraria na sexta-feira, dia 26 de Abril, foi prorrogada pelo Ministério da Saúde, até dia 10 de Maio. A meta é que o Ceará vacine 80% da população, mais de 1,5 milhões de pessoas, entre elas crianças de seis meses a menores de 02 anos, trabalhadores de saúde, gestantes, puérperas até 45 dias após o parto, idosos a partir de 60 anos, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, como obesidade e transplantados, e presidiários. Serão entregues, ao Estado, 1.716.940 doses da vacina.
 
Dados do Ministério informam que até as 18h00min, do último dia 24 de Abril, foram imunizadas 14,9 milhões de pessoas, ou seja, 47,6% da meta do Ministério da Saúde de imunizar 31,3 milhões de pessoas que fazem parte dos grupos prioritários, incluindo os doentes crônicos e pessoas privadas de liberdade. A meta da Campanha, que começou dia 15 de Abril, é vacinar 80% do público-alvo. A Região Nordeste imunizou 37,79% do público-alvo, ou seja, mais de 3,2 milhões de pessoas.
 
O Ministério da Saúde recomenda aos Municípios e Estados que não atingiram a cobertura adequada que intensifiquem as ações para que as pessoas sejam imunizadas, inclusive com abertura dos postos de vacinação aos sábados. "Isso é importante para que a população possa ter acesso e chegar ao inverno protegida", explicou o Secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, que alertou, ainda, para que as pessoas não deixem para a última hora.
 
Pacientes já cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do Sistema Único de Saúde - SUS, devem se dirigir aos postos que estão cadastrados para receberem a vacina. Caso no local de atendimento onde são atendidos, regularmente, não tenha um posto de vacinação, devem buscar a prescrição médica na próxima consulta que estiver agendada, visando garantir esse documento com antecedência, para evitar filas no período da vacinação.
 
Pacientes que são atendidos na rede privada ou conveniada, também devem buscar a prescrição médica com antecedência, junto ao seu médico assistente, devendo apresentá-la nos postos de vacinação durante a realização da Campanha de 2013.
 
A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém contaminadas por secreções respiratórias podem levar o agente infeccioso direto à boca, aos olhos e ao nariz.
 
Os sintomas, muitas vezes, são semelhantes aos do resfriado, que se caracterizam pelo comprometimento das vias aéreas superiores, com congestão nasal, tosse, rouquidão, febre variável, mal-estar, mialgia e cefaléia. A maioria das pessoas infectadas se recupera dentro de uma a duas semanas sem a necessidade de tratamento médico. No entanto, nas crianças muito pequenas, idosos e portadores de quadros clínicos especiais, a infecção pode levar à formas clinicamente graves, pneumonia e morte.
 
Os casos graves da doença evoluem para a Síndrome Respiratória Aguda Grave - SRAG levando até mesmo ao óbito. Essas complicações são bem mais comuns entre menores de 02 anos, idosos, gestantes e pessoas com história de patologias crônicas, podendo elevar as taxas de morbimortalidade nestes grupos específicos.

0 comentários:

Postar um comentário