quarta-feira, 8 de maio de 2013

ANEEL: Conta de luz poderá ficar mais barata.

Os consumidores que aderirem ao novo modelo de cobrança da energia elétrica, chamado 'tarifa branca', terão uma redução na conta de luz. O modelo entra em vigor a partir de Janeiro/2014 e estabelece que as distribuidoras de energia terão de cobrar desses clientes valores diferenciados para o uso da rede durante o horário de pico, aplicando uma tarifa mais cara, e para o uso da energia fora do horário de pico, que será mais barata.

"Basta que a pessoa não ligue o chuveiro ou a TV na hora de ponta, entre 18h00min e 21h00min. A redução deve ser considerável, até 45%", estima o Diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica - ANEEL, Edvaldo Alves de Santana.

Para que essa nova marcação seja possível, as empresas terão de trocar os antigos relógios contadores por medidores mais modernos. De acordo com regulamento da ANEEL, as elétricas podem repassar esse custo de equipamento para o consumidor, na próxima fatura. Para realizar a troca, o cliente terá de contatar a empresa, que precisa realizar o serviço em um prazo de 30 dias.

A ANEEL já havia autorizado o novo modelo de cobrança desde 2011, mas ainda há alguns acertos a fazer antes de passar a vigorar. Ontem (07), por exemplo, a agência submeteu a uma nova consulta pública o regulamento para colher subsídios adicionais para aplicação da medida.

A ANEEL, também, aprovou resolução para apertar os critérios de qualidade para as distribuidoras de energia. Segundo o texto, as empresas deverão tentar agilizar o tempo de resposta ao cliente nas questões que forem levantadas pelo serviço de call center.

0 comentários:

Postar um comentário