segunda-feira, 21 de novembro de 2011

X ENCONTRO REGIONAL DO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA


EDUCAÇÃO. Aconteceu, na quinta-feira (17), no Centro Interescolar em Tejuçuoca, o X ENCONTRO REGIONAL DO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA - PSE.

O PSE busca a integração da saúde e educação, privilegiando a escola como espaço para articulação de políticas públicas voltadas para os adolescentes.

Sua proposta é desenvolver ações que contribuam para a redução da vulnerabilidade de adolescentes e jovens às Doenças Sexualmente Transmissíveis - DST, gravidez na adolescência e combate às drogas.

O Evento reuniu 15 municípios dos quais participaram: Amontada, Apuiarés, Itapipoca, Miraíma, Paracuru, Paraipaba, São Gonçalo do Amarante, São Luís do Curú, Trairí, Tejuçuoca, Tururu, Umirim e Uruburetama.

PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA - SPE.

Programa Saúde na Escola - PSE, lançado em Setembro/2008, é resultado de uma parceria entre os Ministérios da Saúde e da Educação que tem o objetivo de reforçar a prevenção à saúde dos alunos brasileiros e construir uma cultura de paz nas escolas.

O Programa está estruturado em quatro blocos. O primeiro consiste na avaliação das condições de saúde, envolvendo estado nutricional, incidência precoce de hipertensão e diabetes, saúde bucal (controle de cárie), acuidade visual e auditiva e, ainda, avaliação psicológica do estudante. O segundo trata da promoção da saúde e da prevenção, que trabalhará as dimensões da construção de uma cultura de paz e combate às diferentes expressões de violência, consumo de álcool, tabaco e outras drogas. Também neste bloco há uma abordagem à educação sexual e reprodutiva, além de estímulo à atividade física e práticas corporais. O terceiro bloco do Programa é voltado à educação permanente e capacitação de profissionais e de jovens. O último prevê o monitoramento e a avaliação da saúde dos estudantes por intermédio de pesquisas. Essa sondagem consiste em cinco questões ligadas mais diretamente ao tema DST/AIDS.


0 comentários:

Postar um comentário