sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Campanha contra Febre Aftosa 2011


PREVENÇÃO. A oito dias para o encerramento da 2ª ETAPA DA CAMPANHA CONTRA A FEBRE AFTOSA, SOMENTE 28% DO REBANHO CEARENSE ESTÁ VACINADO. O Estado reconhece a baixa cobertura e reiterou que serão aplicadas multas de R$ 14,00 por cabeça, além de obrigar o produtor a compra da vacina sob pena de não poder circular com seus animais fora dos domínios de sua propriedade.

O último relatório divulgado pela Agência de Defesa Agropecuária do Ceará - ADAGRI, divulgado às 10 horas de ontem (24), constou que cerca de 700 mil cabeças, de um total de 2.500.000, estavam com declarações de vacinação.

Como o prazo para o encerramento da campanha, que consiste em disponibilizar as vacinas para os produtores ao preço de R$ 2,00 a unidade, se encerra na próxima quarta-feira, técnicos do Estado manifestaram apreensão com a baixa mobilização.

Relata Augusto Júnior, Presidente da ADAGRI: "Baixa cobertura declarada preocupa".



ENTENDA O ASSUNTO. O Município de Tejuçuoca através da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio-Ambiente - SDRMA está em plena campanha para vacinar todo o rabanho local com o intuito de prevenir a febre aftosa. Doença, essa, causadora da maior parte de mortes de bovinos, suínos, ovinos e caprinos. Principalmente, dos bovinos. Ou seja, até o momento, o quadro de animais vacinados está por volta de 30% a 35%. Portanto, NÍVEL DE VACINAÇÃO CONTRA FEBRE AFTOSA EM TEJUÇUOCA É MAIOR QUE O ÍNDICE DO ESTADO DO CEARÁ (Conforme ADAGRI, vacinados do Estado é de 28%).

No entanto, determinados veículos de comunicação local, relata e circula, de forma desordenada e errônea, que a Campanha de Vacinação no Município de Tejuçuoca tem baixo índice. Ou seja, as expectativas, com certeza, serão superadas; Mas, da maneira como foi exposta esta informação, leva-nos a entender (ERRADAMENTE) que no Município de Tejuçuoca o índice é baixo. Todavia, A VERDADE É QUE O ÍNDICE DE VACINAÇÃO É BAIXO EM TODO O ESTADO DO CEARÁ. MESMO ASSIM, TEJUÇUOCA ESTÁ COM UM NÚMERO DE ANIMAIS VACINADOS, PERCENTUALMENTE, SUPERIOR AO ESTADO.

Enfim, proprietários e trabalhadores diretos de animais de cascos, não deixem de vacinar seu rebanho. Com certeza essa ação diminuirá seus prejuízos, tanto com os próprios animais, como também para seu bolso. Lembrando, a Campanha termina no próximo DIA 30 DE NOVEMBRO.


INFORMAÇÕES:
* Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio-Ambiente de Tejuçuoca - SDRMA
* Fone: (85) 3323.1273

0 comentários:

Postar um comentário