quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Seca atinge 176 Municípios Cearenses.

A seca que assola o  Ceará é a pior dos últimos 55 anos. Dos 184 Municípios que compõem o Estado, 96% decretaram situação de emergência, ou seja, 176 cidades. As cidades são abastecidas, prioritariamente, por carros-pipa, que somam 1.101 para atender 122 Municípios. Os resultados referentes à potabilidade da água dos carros-pipa não constam no Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano - SISAGUA, do Ministério da Saúde. A Secretaria da Saúde do Estado - SESA, responsável pelo controle, não teria enviado os dados de 2013 e 2014.
Apesar de o Relatório Sobre Vigilância da Qualidade da Água ter sido amplamente divulgado em 2013 pela SESA, a Assessoria de Comunicação do órgão informa que a responsabilidade por este monitoramento é da 10ª Região Militar e o estudo de 2013 estava com o órgão do exército. Já o Coordenador da Operação Carro-Pipa no Ceará, o Coronel Claudemir Rangel, diz "que ao exército cabe a distribuição da água e a cobrança do laudo de potabilidade dos mananciais aos Municípios atendidos. Este tipo de estudo é de responsabilidade da 10ª Região Militar.
De acordo com a Comissão Especial da Assembleia Legislativa - CE/AL, que acompanha a Problemática da Seca e as Perspectivas de Chuva no Ceará, das 128 localidades que recebiam água de carro-pipa, apenas 28 tinham veículos cadastrados no SISAGUA e coletavam amostras para a vigilância da qualidade da água.
A situação preocupa, pois de acordo com o relatório da Comissão da Seca da AL-CE, o estudo, quando a SESA analisou 381 amostras de água de 28 Municípios (os únicos que possuem carros-pipas cadastrados no sistema de informação e coletaram amostras), concluiu-se que 60% das amostras estavam contaminadas: 18% (70) com a bactéria Escherichia coli e 42% (160) com coliformes fecais.
O Ceará registrou, em 2013, um número elevado de casos de doenças diarreicas agudas. Municípios tiveram surtos do problema que está relacionado à qualidade da água que chega à população. Os dados da SESA, apontavam que a estiagem é relevante na ocorrência de doenças diarreicas agudas. No Ceará, foram confirmados cerca de 200 mil casos. Não há informação de óbitos, mas 14 Municípios somaram 77 surtos.

0 comentários:

Postar um comentário