quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Açudes cearenses com 39% de capacidade.

Dois açudes com volume hídrico acima dos 90%, e outros 81 com volume inferior a 30%, estando 29 deles em situação considerada crítica, com carga inferior a 10%. Este é o diagnóstico atual dos 145 reservatórios monitorados pela Companhia de Gestão de Recursos Hídricos do Estado - COGERH, no Ceará. Dos 18 bilhões disponíveis para captação de água, o conjunto de bacias hidrográficas do Estado conta apenas com 7,4 bilhões de metros cúbicos. Esses números representam 39,7% da capacidade total.

A escassez de água já causa sofrimento a muitas comunidades, especialmente, na zona rural dos Municípios. Uma alternativa lançada pelo Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário - SDA e da Secretaria de Recursos Hídricos - SRH está sendo a escavação de poços artesianos por todo o Estado. De acordo com o Diretor do Departamento de Águas Subterrâneas da SOHIDRA, ligada à SRH, Borges Neto, já foram perfurados 202 poços no Interior do Estado. "A meta da SOHIDRA é perfurar 300 poços por ano", disse ele.

Na avaliação do Diretor de Operações da COGERH, o Engenheiro Civil Ricardo Adeodato, a atual situação no Ceará é estável. Os números vêm se mantendo nos 32 Municípios com necessidade de complementos para garantir abastecimento.

Outros 11 deverão entrar na lista até Setembro. Mas, além dos poços artesianos e das decisões de planejamento estratégico, como a da liberação de água do Açude Flor do Campo, em Novo Oriente, para o Açude Carnaubal, em Crateús, percorrendo o leito do Rio Poty, adutoras de engate estão surgindo como alternativas à escassez. "Na mais pessimista das hipóteses, nenhum cearense ficará com sede. Essa é a meta do Governo do Estado", explicou.

Conforme o Titular da Secretaria do Desenvolvimento Agrário - SDA, Nélson Martins, o próprio Governador Cid Gomes, está monitorando continuamente a situação do abastecimento de água no Interior.

As áreas mais críticas são o Inhamuns, principalmente, em Crateús, onde está concentrada a maior população da região, com mais de 72 mil habitantes, conforme o censo do IBGE de 2010. Também, em crise a cidade de Aracatiaçu, no Vale do Curú, a leste de Sobral, e o Sertão Central. A alternativa está sendo a aceleração dos planos emergenciais, justificou, se referindo aos poços.

Na última quinta-feira (22), a SDA realizou licitação para a construção de 395 poços profundos. As regiões serão atendidas a partir da demanda estipuladas a partir das solicitações dos Comitês Municipais da Seca.

Além dos Poços, o Governo do Estado está realizando 255 Projetos de Abastecimento Simplificado, atendendo 100 Municípios. Através do Projeto São José III, estão sendo desenvolvidos 81 Projetos de Abastecimento e outros 131 já foram licitados. Juntamente com eles estão sendo implantados até módulos sanitários, com banheiros e fossas. Mais de 26 mil famílias estarão sendo beneficiadas. Essas ações são para minimizar os efeitos da pior seca das últimas três décadas no Ceará e Nordeste.

Agricultores do Vale do Jaguaribe acreditam que, enquanto não chover, somente a perfuração de poços profundos amenizariam o problema.

A água que chega na cisterna do Agricultor Lucimar de Souza, morador da localidade de Canto Grande da Baixa, distante a 15km da sede de Limoeiro do Norte, vem da Estação de Tratamento de Água - ETA, gerenciada pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto - SAAE. O carro-pipa chega duas vezes por semana para depositar 16 mil litros de água em cada entrega, para atender a demanda de 16 famílias da localidade. Porém, ontem (27), Lucimar não pôde contar com mais um abastecimento, porque o único carro-pipa que atende as 34 comunidades do Município, quebrou pela manhã. Ontem (27) mesmo, o veículo só conseguiu chegar a duas, das quatro comunidades que deveriam ser abastecidas no dia. "Quem planta de roçado sofre muito com a seca, mal tem água pra beber, imagina pra plantar. Se quiser trabalhar, tem que buscar serviço fora", lamenta.

O recurso hídrico que abastece as cidades do Baixo Jaguaribe é captado no leito do Rio Jaguaribe. Em épocas de seca, o seu leito recebe um reforço maior do Açude Castanhão, o maior reservatório do Estado, localizado no Município de Alto Santo. O reservatório está, atualmente, com 48,56% de sua capacidade. Mas, segundo garantiu o Coordenador Geral do Complexo do Castanhão, José Ulisses de Souza, o açude tem condições de atender à atual demanda por mais 02 anos de seca, caso não haja recarga satisfatória. "A água está sendo usada de forma disciplinada", disse ele.

Maiores informações:
* COGERH.
Rua Adualdo Batista, 1550. Cambeba. Fortaleza.
Fone: (85) 3218.7020.
* SDA.

Av. Bezerra de Menezes. São Gerardo. Fortaleza.
Fone: (85)3101.8002

0 comentários:

Postar um comentário